São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"PACOTARSO"

Assembleia gaúcha aprova mudanças nas aposentadorias

DE PORTO ALEGRE - O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), conseguiu aprovar ontem na Assembleia gaúcha um pacote de mudanças na Previdência estadual, apelidado de "pacotarso".
Segundo Tarso, a reforma impede que o Estado passe por uma crise financeira. "Não vai acontecer no Rio Grande do Sul a deteriorização completa dos salários por não pagamento de pensões", disse.
Pressionados pelo funcionalismo, os deputados da base aliada corriam o risco de não obter a maioria. Eles decidiram então levar um projeto modificado.
Inicialmente, o governo queria dois patamares de contribuição. Quem ganha mais de R$ 3.700 contribuiria com 16,5%. O restante continuaria pagando 11%.
A oposição dizia que a proposta era inconstitucional.
Os governistas recuaram ao sugerir alíquota única de 14%. Quem recebe salários mais baixos ganhará uma espécie de compensação.
Com a mudança, o governo gaúcho deixará de arrecadar R$ 20 milhões ao ano em relação ao pacote original.
A votação foi marcada por protestos. Para obter apoio, o governo chegou a exibir propagandas defendendo e tentou promover um "tuitaço".
Entidades de servidores estudam entrar na Justiça.


Texto Anterior: Em reunião do PSDB, Serra apresenta carta em que critica governo
Próximo Texto: Senado cria punição para político que criar novo partido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.