São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Câmara e Senado elegem seus presidentes amanhã

Escolhidos vão comandar Casas por 2 anos; eleitos também tomam posse

Bancada de apoio a Dilma é ainda maior que a do governo Lula -são 461 congressistas aliados do total de 594

MARIA CLARA CABRAL
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Congressistas eleitos em outubro tomam posse amanhã, formando base de apoio ao governo maior do que no governo Lula. Dos 513 deputados e 81 senadores, 461 (ou 77,6%) integram partidos aliados de Dilma Rousseff.
Logo depois de empossados, os novos congressistas terão a missão de escolher seus presidentes, em eleições que não devem trazer grandes surpresas. Os eleitos comandarão o Congresso pelos próximos dois anos.
Principal aliado de Dilma e com a maior bancada no Senado, o PMDB presidirá a Casa, que impôs a maior derrota do governo Lula no Congresso ao derrubar a CPMF.
O partido lançou José Sarney (PMDB-AP) como candidato único -já ocupado por ele há dois anos.
Na Câmara, o candidato Marco Maia (PT-RS) é favorito por ter apoio de Dilma, de partidos de base e oposição.
PT e PMDB, com as maiores bancadas, respectivamente, fecharam acordo para alternância na presidência da Casa. A ideia é que Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) suceda Maia nos dois últimos anos da legislatura.
Também na base aliada, Sandro Mabel (PR-GO) lançou sua candidatura à revelia do Planalto e de seu próprio partido. Aposta as fichas em deputados de pouca expressão que podem mudar o voto, que é secreto, na hora H.
Apesar do grande número de aliados, congressistas da base se mantêm em alerta para evitar dissidências. "Não vamos relaxar. Entendemos que a atuação do governo no Congresso vai acontecer com intenso diálogo", disse o líder do PT na Casa, deputado Paulo Teixeira (SP).


Texto Anterior: Dossiê é "jogo sujo" de petistas, diz Eduardo Cunha
Próximo Texto: Perfil: Maia conta com apoio de 21 dos 22 partidos na Casa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.