São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Ícaro e os EUA

chinadaily.com.cn
No "China Daily", elogio a Obama, mas apoio ao Irã

O estatal "China Daily" deu editorial saudando a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, em que "Obama enfatiza a cooperação com potências emergentes como a China".
Ao lado, artigo do diretor da entidade de "controle de armas da China" elogia o acordo do Irã com Brasil e Turquia, cujos "esforços devem ser encorajados", e avalia que, "como a situação mudou, as punições pré-planejadas devem também mudar, ou seja, não há mais racionalidade na imposição de novas sanções". Por aí vai, até ecoar, no fim, "Conselho de Segurança não deve impor novas sanções".

 

Por outro lado, o site americano Politico destacou que "funcionários da Casa Branca e do Departamento de Estado estão recomendando o novo livro de Peter Beinart, "Síndrome de Ícaro: Uma História do Húbris Americano'", que sai amanhã. E que conclui com um conselho a Obama, "encontre um bálsamo simbólico para o orgulho ferido da América", porque é hora de "enterrar a arrogância do projeto de domínio global".


"Soft", NÃO Na "Newsweek", Fareed Zakaria defende Obama, que vem sendo criticado como "mole" desde "a foto" de Lula com Ahmadinejad e Erdogan. O autor de "O Mundo Pós-Americano" avisa que "Brasil e Turquia não estão sós nas pontes ao Irã". E que a política de confronto, até Bush, "fracassou horrivelmente".

CARTA LÁ No "New York Times", nada. Mas o "Washington Post" publicou que "Autoridades de EUA e Brasil discordam quanto a carta sobre Irã". Em reportagem de Washington, prioriza a versão do Departamento de Estado, mas dá trechos da carta de Obama a Lula -e diz que "talvez devesse ter sido enviada nota posterior".

ENFADONHOS
foreignpolicy.com
A "Foreign Policy" postou e comparou a Estratégia de Obama aos planos de defesa de Brics, Japão e União Europeia. Sobre o Brasil, ressaltou o vínculo com desenvolvimento

"Esses Clinton são todos tucanos."
LULA
a um assessor, segundo o jornal "O Globo", depois de falar com o turco Erdogan sobre as críticas da secretária Hillary Clinton ao acordo com o Irã.

CLINTON CONTRA OBAMA
abcnews.go.com
O marqueteiro James Carville, célebre pela frase "é a economia, estúpido", que norteou a eleição de Bill Clinton, disse a George Stephanopoulos, também ex-assessor de Clinton e hoje âncora da ABC, que Obama revelou uma "estupidez política" ao não demonstrar atenção ao vazamento. De Maureen Dowd no "NYT" a Arianna Huffington em seu site, toda a mídia liberal concordou, no fim de semana



"BRASIL VENCE A COPA!"

A BBC fechou sua semana dedicada ao Brasil, intitulada "Brazil Rising", mostrando como "cresce a influência do país".
E o produtor do "BBC World News America" escreveu no Huffington Post o artigo "Brasil vence a Copa do Mundo!", tratando não de futebol, mas da ascensão "tanto como potência econômica quanto no palco global". Diz que foi Lula quem, "tema sobre tema, fez do Brasil um ator".

ROUBINI ENTRE NÓS

O economista Nouriel Roubini faz hoje a palestra "Brasil: A construção da quinta maior economia do mundo". Ele afirma à nova "Exame" que "o crescimento está acelerado, mas há fatores que ajudam a amenizar o risco de superaquecimento", como a queda nas commodities, com o menor crescimento global.
"No curto prazo, não vejo problemas", diz, mas "crescer 7% por muitos anos" exige transformações como cortar impostos e investir em infraestrutura.

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Foco: Problema com voz é um dos principais adversários dos candidatos ao Planalto
Próximo Texto: País não está pronto para a nova classe média, diz Bolívar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.