São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta água, afirma morador de cidade do topo do ranking

PEDRO LEAL FONSECA
ENVIADO ESPECIAL A SÃO FRANCISCO DO CONDE (BA)
PEDRO SOARES
ENVIADO ESPECIAL A PORTO REAL (RJ)


Antônio Serra, 75, mora em casa de taipa, de dois cômodos, no vilarejo de Porto de Brotas, em São Francisco do Conde (85 km de Salvador). Pescador, solteiro, pai de 16 filhos, ele mostra, decepcionado, adesivo da prefeitura na porta que indica a promessa de uma casa nova.
"Há 40 anos que me prometem. Nunca fizeram." Sua realidade contrasta com o fato de a cidade ter o maior PIB per capita do país. "Ninguém aqui tem água encanada." O Porto de Brotas é vizinho da refinaria Landulfo Alves, da Petrobras -que representa 60% da arrecadação do município e o levou ao topo do ranking do PIB per capita.
Marta Meira se mudou há um ano com quatro filhos, marido, pai e mãe para Porto Real (123 km do Rio), o segundo maior PIB per capita.
Veio atrás de "tranquilidade" para criar os filhos.
Próximas no ranking do PIB, as cidades se distanciam quando se leva em conta a renda. A atividade econômica explica a diferença: refino emprega pouco, e indústria automobilística cria uma cadeia de fornecedores.

Veja galeria de fotos de São Francisco do Conde folha.com.br/fg3907


Texto Anterior: Análise: Indicador econômico não reflete desenvolvimento com clareza
Próximo Texto: Foco: Câmara oferece apartamentos de R$ 2,5 milhões
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.