São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma terá reuniões bilaterais no domingo

Um dia após receber a faixa presidencial, petista irá se reunir com líderes de cinco países no Palácio do Planalto

Cerimônia de posse terá 10 mil seguranças, e eleita pretende evitar interrupções entre os três eventos previstos


Sergio Lima/Folhapress
O presidente Lula mostra cartaz que exibe o vice, José Alencar, em cerimônia em Brasília

JULIANA ROCHA
DE BRASÍLIA

ANA FLOR
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Um dia depois de tomar posse, a presidente eleita, Dilma Rousseff, já estará trabalhando no Palácio do Planalto. Ela agendou cinco reuniões bilaterais com Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), José Alberto Mujica (Uruguai), José Sócrates (Portugal) e Kim Hwang-Sik (Coreia do Sul).
A posse, amanhã, terá a presença de 23 presidentes e primeiros-ministros. As três cerimônias previstas -Congresso Nacional, Planalto e Itamaraty- devem receber 1.400 convidados.
Entre eles, 11 mulheres que, como Dilma, foram militantes de esquerda durante a ditadura (1964-1985) e dividiram uma cela com a presidente eleita no Presídio Tiradentes, em São Paulo.
Se todos os estrangeiros confirmados comparecerem, a posse de Dilma terá mais mandatários que a primeira posse de Lula em 2003.
Naquele ano, vieram 16 chefes de Estado e de governo. Mas Lula recebeu todos os presidentes do Mercosul. Amanhã, deve faltar a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. O país vizinho confirmou a presença do ministro das Relações Exteriores, Héctor Timerman.
As cerimônias terão um efetivo total de 10 mil seguranças. Segundo o Palácio do Planalto, o número inclui os funcionários que farão a segurança do espaço aéreo.
Para marcar a posse de uma mulher na Presidência, Dilma escolheu mulheres da Polícia Federal que trabalharam na sua campanha para fazer a escolta do Rolls Royce que a levará no trajeto entre a Catedral e o Congresso.
A presidente eleita fez um pedido expresso a seus assessores: quer uma cerimônia contínua, sem paradas prolongadas entre um local e outro -ela fará dois discursos. O principal no Congresso Nacional, ao tomar posse, e uma fala no parlatório do Palácio do Planalto, onde dará posse aos ministros.

SHOWS
Às 18h30, a Praça dos Três Poderes será palco para um show com cinco cantoras: Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart"nália e Zélia Duncan.
Outras atrações musicais estão programadas a partir das 10h na Esplanada, com intervalo durante a posse.
Ontem, Dilma teve uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Bulgária, Boyco Borissov. A presidente eleita escolheu o país europeu para a primeira conversa por ser a terra natal de seu pai. Sua posse está sendo acompanhada com bastante interesse no país europeu justamente por conta da ascendência da eleita.


Texto Anterior: Outro lado: Políticos dizem que mensagens não são ilegais e que gastos foram aprovados
Próximo Texto: Sob críticas, Lula fixa mínimo em R$ 540
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.