Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeita de Ribeirão aumenta nº de viagens

Busca de recursos financeiros para a cidade, para compensar 'período ruim', é a principal causa, segundo relatos

Neste ano, Dárcy Vera fez ao menos 11 viagens para Brasília e oito para São Paulo; prefeitura diz haver transparência

VENCESLAU BORLINA FILHO DE RIBEIRÃO PRETO

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), aumentou em quase seis vezes a quantidade de viagens para Brasília neste ano na comparação com o ano passado. Em relação a 2011, o aumento foi de quase três vezes.

O mesmo aconteceu com viagens para a capital do Estado. O aumento foi de 33,3% em relação a igual período do ano passado. Entre os anos de 2011 e 2012, o número permaneceu o mesmo: seis viagens para São Paulo.

A alta acontece em um cenário negativo e de sucessivas crises para a prefeita, que acumulou desgaste com o reajuste do IPTU, as mudanças nas linhas do transporte coletivo, o aumento da tarifa, a cassação do seu mandato --depois revertida-- e a onda de protestos de junho.

A cassação ocorreu após a Justiça Eleitoral, em primeira instância, condená-la pelo uso de servidores na campanha eleitoral. A defesa recorreu e o TRE anulou a decisão.

O levantamento das viagens da prefeita foi feito pela Folha com base em dados oficiais divulgados pela assessoria da prefeita no site da administração, entre de janeiro e agosto de 2013, 2012 e 2011.

Os valores gastos com as viagens não foram revelados pela prefeitura.

De acordo com os dados, somente neste ano foram ao menos 11 viagens a Brasília. No ano passado, foram duas e em 2011, quatro. Para São Paulo, foram ao menos oito viagens, ante seis do mesmo período de 2012 e 2011.

Segundo fontes ligadas à prefeita, por causa do cenário ruim há um empenho da administração em promover encontros em Brasília e em São Paulo para conseguir recursos para a realização de benfeitorias na cidade.

Um dos relatos aponta que foi adotada uma agenda para que, apesar dos problemas, a população reconheça que a cidade cresceu, melhorou com as obras e deu fim às enchentes.

O vereador Capela Novas (PPS), líder do governo na Câmara, confirmou que a prefeita aumentou as viagens, mas não soube dizer se elas têm relação com o momento ruim vivido por Dárcy.

"Ela acelerou as visitas aos ministérios. Ribeirão tem recebido muitos recursos. Acredito que isso aconteça porque com o passar dos anos, os contatos vão se abrindo para a solução de problemas."

Para o vereador de oposição Bertinho Scandiuzzi (PSDB), no entanto, o número de viagens está ligado ao processo de cassação do mandato. "Isso acontece porque tem se dispensado atenção ao caso e aos advogados."

Nesta semana, por exemplo, a prefeita viajou a Brasília na quarta-feira --um dia antes do julgamento da sua cassação-- para um encontro com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Ontem, Dárcy foi para São Paulo --um dia depois do julgamento no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo)-- para assinar documentos para receber a doação de micro-ônibus do governo do Estado.

Em nota, a assessoria da prefeita informou ontem que as viagens têm como objetivo buscar recursos e investimentos para Ribeirão Preto e que todas elas são divulgadas pelo site da prefeitura.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página