Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emissão de passaportes cresce 60% em Ribeirão

Espera por documento chega a 80 dias na unidade da Polícia Federal

Polícia diz que espera poderia ser menor se 10% das pessoas que agendam pela internet comparecessem

DE RIBEIRÃO PRETO

A emissão de passaportes pela PF (Polícia Federal) em Ribeirão Preto cresceu 60% neste ano, em comparação a 2010. Mudanças no esquema de atendimento ampliaram o volume de documentos emitidos na unidade.

Apesar disso, segundo a PF, até 10% das pessoas que agendam pela internet horário para o primeiro atendimento faltam à data marcada, o que faz aumentar a fila de espera de quem precisa do documento. O prazo mais longo chega a 80 dias.

"Isso atrapalha porque não dá para prever antes essas faltas. A gente só fica sabendo depois que a pessoa agenda e não aparece", disse o delegado da PF em Ribeirão Edson Geraldo de Souza.

Para tentar coibir esse tipo de falta, quem não comparece só pode voltar a marcar o atendimento depois de 30 dias da ausência.

De acordo com o delegado, de 1º de janeiro até 20 de novembro foram emitidos 16,1 mil passaportes na unidade. No mesmo período de 2010 o número de documentos entregues foi de 10,1 mil.

Em maio, para diminuir a espera na emissão do passaporte, a PF aumentou o número de servidores e o horário de atendimento. De manhã, o serviço continuou das 8h às 12h, mas à tarde houve ampliação de uma hora, passando a ser das 13h às 17h30.

A PF também passou a garantir vagas imediatas, até no dia seguinte ao agendamento, para casos de urgência.

Nesses casos, quando a pessoa consegue comprovar que tem urgência na emissão do documento -viagens para tratamento médico, por exemplo-, ocupa vagas que a PF reserva diariamente para os casos de exceção.

Se o agendamento dessas vagas não é totalmente usado, elas são liberadas para atendimento geral no dia seguinte.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.