Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Museu TAM exibe 'novas' aeronaves ao público

Com as três aquisições, acervo do museu de S. Carlos chega a 74 aviões

Uma das novidades é réplica em tamanho real de aeronave feita por contemporâneo de Santos Dumont

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

Três "novos" modelos de aviões antigos entraram para o acervo do Museu TAM, em São Carlos, que já tem 74 aeronaves expostas -36 delas em condições de voar- que contam parte da história da aviação mundial.

Um dos "novos" modelos é o Ryan PT-22, construído na década de 1930. Ele foi usado para o treinamento de militares que combateram na Segunda Guerra Mundial.

Outro é o Tenco Globe Swift, de 1947, modelo de passeio com duplo comando, que leva dois passageiros.

Já o terceiro avião é, na verdade, uma réplica em tamanho real da Blérit XI, uma aeronave construída pelo francês Bleriot, contemporâneo de Alberto Santos Dumont, e foi uma doação ao museu.

Segundo João Francisco Amaro, presidente do museu, os aviões Ryan e o Swift foram comprados nos EUA neste ano, direto dos donos.

As aeronaves vieram para o Brasil desmontadas, num contêiner, via porto de Santos. De lá, o contêiner seguiu de caminhão até São Carlos, onde mecânicos montaram e restauraram os modelos.

"Muitas peças que precisavam de reposição tiveram que ser confeccionadas, porque não existem mais fabricantes", disse Amaro.

ANTIGUIDADES NO AR

Segundo ele, o museu planeja colocar parte do acervo para voar no ano que vem, ainda no primeiro semestre, como parte de um evento.

Neste ano, alguns modelos voaram em outubro, em homenagem ao Dia do Aviador.

Embora muitas aeronaves estejam em condições de voo, isso não significa que elas decolem periodicamente -para isso, é preciso ter autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Outras não voam para preservar o patrimônio. "São aviões caros e raros. Não é qualquer museu que tem em seu acervo um [Supermarine] Spitfire de US$ 2 milhões."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.