Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Série de livros narra a história de Ribeirão

Coleção, originada a partir de estudos acadêmicos, será lançada amanhã no Palace

GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Fragmentos da história de Ribeirão Preto ganharam versões na literatura, em uma série de cinco livros intitulada Coleção Nossa História, que será lançada amanhã.

As obras, originadas a partir de dissertações de mestrado ou teses de doutorado, apresentam pesquisas sobre a cultura do café, economia, política, música, mulheres, representação social e legado afro-brasileiro.

O professor Sérgio Luiz de Souza, que aborda o último tema, afirmou que a obra é somente um pequeno recorte de sua tese de doutorado, apresentada na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Por meio da narração de ações da população negra, como expressões populares, Souza tenta construir a identidade e a sociabilidade desse povo, "fora dos estereótipos que as elites impuseram".

"Acredito que, além da reconstrução da história, essa coleção pode ajudar a pensar em uma cidade melhor. Ainda há desigualdade e racismo em Ribeirão", disse.

IGREJA E POLÍTICA

A escolha política do primeiro bispo de Ribeirão, Dom Alberto José Gonçalves, e os detalhes da criação da diocese de Ribeirão Preto são narrados pela professora Nainôra Maria de Freitas, que também teve apenas uma pequena parte de sua tese de doutorado divulgada na coleção.

"Ele não era um simples padre, foi também um senador pelo Paraná. A Igreja tinha que escolher alguém que tivesse bom trânsito entre os políticos", afirmou.

Segundo ela, Gonçalves teve uma importante missão espiritual, desenvolvendo trabalhos de evangelização e atuando na construção da Catedral Metropolitana, que foi um grande ponto de cultura.

"As catedrais representam os principais pontos da cidade, mas que perderam sua importância para a população por conta da modernização."

De acordo com Nainôra, a coleção foi um grande incentivo aos pesquisadores, que geralmente tendem a ignorar as histórias regionais.

A coleção será lançada no Centro Cultural Palace, no centro da cidade, pelo Instituto do Livro de Ribeirão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.