Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Democratas abrem processo para expulsar ex-vereador

Decisão foi tomada ontem contra o ex-secretário de Marcelo Barbieri suspeito de corrupção na prefeitura

DE RIBEIRÃO PRETO

O partido Democratas abriu processo para expulsar o ex-vereador de Araraquara Ronaldo Napeloso, investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público por suspeita de participação num esquema de corrupção em secretarias municipais.

O ex-vereador, que foi secretário da Agricultura do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), chegou a ser preso no dia 6 de agosto pela PF, mas foi solto após um habeas corpus concedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além de Napeloso, os outros oito membros da Executiva municipal enfrentam o processo de expulsão. Os investigados negam qualquer irregularidade. A Folha não localizou Napeloso.

Eles tiveram a filiação partidária suspensa e terão três dias para apresentar defesa.

A punição foi definida em reunião da Executiva Estadual do DEM ontem de manhã em São Paulo. O parecer foi aprovado por unanimidade pelos 19 membros.

Napeloso era presidente do DEM em Araraquara e renunciou ao cargo e ao mandato de vereador após a investigação ser divulgada.

Caso não renunciasse, o ex-vereador responderia processo no comitê de ética da Câmara e, em último caso, poderia até ser cassado.

Outros três ex-servidores também ocupavam cargos na executiva municipal do DEM e estão respondendo ao processo de expulsão.

Os ex-coordenadores da Secretaria da Agricultura Hélio Azevedo e Cristiano Rumaqueli eram, respectivamente, tesoureiro e membro do DEM local. O ex-coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Urbano Ademir Palhares ocupava a vice-presidência.

Segundo a PF, há a suspeita de fraude na pasta da Agricultura envolvendo um programa do governo federal para a compra de alimentos.

Os repasses à cidade foram suspensos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A Câmara criou uma CEI para investigar as suspeitas de corrupção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página