Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Polícia apura origem de feto encontrado em terreno baldio

Santa Casa, que atendeu adolescente de 15 anos que sofreu aborto, nega que ele tenha saído da instituição

Prefeitura diz que, após atendimento em UBDS, jovem e feto foram encaminhados para o plantão do hospital

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

O caso de uma adolescente que sofreu um aborto e estava com o feto em casa após ser atendida na Santa Casa de Ribeirão Preto está sendo investigado pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).

Anteontem, a mãe da adolescente foi vista enterrando o feto em um terreno baldio após mantê-lo em casa por quatro dias. A DDM quer saber como o feto foi desviado.

Ontem à tarde, a Santa Casa negou que o feto tenha saído de dentro da instituição.

Segundo Maria Cecília Feitosa, chefe da maternidade, a paciente, de 15 anos, foi encaminhada por um posto de saúde na última sexta-feira, com a placenta descolada e o cordão umbilical preso por grampo -mas sem o feto.

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a adolescente foi levada pelo Samu -com o feto e a mãe- após atendimento na UBDS da Vila Virgínia e o caso foi repassado para a equipe de plantão da Santa Casa.

Feitosa, no entanto, criticou ontem o procedimento.

"O que tinha que fazer? Um funcionário da ambulância [tinha que] entregar o saco [com o feto] para um funcionário da Santa Casa, e não deixar na mão de uma gestante para dar ao médico."

O setor de comunicação da Polícia Civil informou que está investigando o caso. Por enquanto, tem só o depoimento da adolescente, que disse ter sido obrigada pelo namorado a abortar.

Segundo a polícia, a Santa Casa não enviou, até a tarde de ontem, os esclarecimentos pedidos por eles.

O descarte de um feto no hospital é feito por meio do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), se tiver mais de 500 gramas, ou é incinerado, caso pese menos.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.