Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TRT manda médico do HC voltar ao trabalho

Justiça definiu que greve é legítima, mas que atendimento é essencial e precisa ocorrer

GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas determinou a volta imediata ao trabalho dos médicos-assistentes do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto, que estão em greve há 170 dias por reajuste salarial.

A volta ao trabalho, no entanto, deve ser feita após publicação no "Diário Oficial do Estado", prevista para ocorrer em janeiro por conta do período de recesso judicial.

A Justiça também definiu que os servidores recebam 100% dos salários pelos dias parados, mas determinou uma compensação de 50% das horas não trabalhadas.

Os médicos irão avaliar um possível recurso contra a compensação das horas. De acordo com Eliene Menezes dos Santos, vice-presidente da Amahc (Associação dos Médicos-Assistentes do Hospital das Clínicas), há médicos que chegaram a ter descontos de até 70% nos salários durante a greve.

"Tem médico que, nos últimos dois meses, recebeu só R$ 200. Esperamos que devolvam tudo o que foi descontado", afirmou.

Hoje, uma assembleia será feita com a categoria para definir se os grevistas voltam ao trabalho imediatamente ou aguardam a publicação.

Em caso de descumprimento, a associação deve pagar multa diária de R$ 20 mil, que será revertida para a Santa Casa de Ribeirão.

LEGÍTIMA

A justiça definiu que a greve dos médicos do HC é legítima, segundo o advogado da associação, Daniel Seixas Rondi. A volta imediata ao trabalho, no entanto, se deve ao fato de o serviço ser essencial.

De acordo com Eliene, caso o plano de cargos e carreiras não seja aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo em fevereiro, a categoria poderá voltar a cruzar os braços.

"Está tudo nas mãos do governo", afirmou. A assessoria de imprensa do HC não se manifestou sobre o caso.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.