Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Ribeirão tem alta no total de acidentes e mortes no trânsito

Cidade teve 8.733 acidentes até junho, 5,1% a mais que no primeiro semestre de 2010; 39 pessoas morreram

Excesso de velocidade dos veículo nas ruas e desrespeito explicam o crescimento, afirmam Transerp e especialista

DE RIBEIRÃO PRETO

Os números de acidentes de trânsito e de mortes cresceram em Ribeirão Preto no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2010.

A informação foi divulgada ontem pela Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.), em evento em um dos cruzamentos no shopping Santa Úrsula, no centro.

De acordo com o levantamento da Transerp, foram registrados 8.733 acidentes em Ribeirão Preto até junho deste ano, o que representa uma alta de 5,1% se analisado o mesmo período de 2010.

As mortes chamam a atenção: foram 39 vítimas fatais, ante 34 em igual período do ano anterior. A gravidade dos acidentes também foi maior: em 1.892 houve vítimas, 6,8% a mais do que de janeiro a junho do ano passado.

O único dado positivo foi a redução dos atropelamentos: 141 casos -queda de 22%.

Ontem de manhã a Folha flagrou um acidente com um carro que bateu num muro -segundo o motorista, ele tentava desviar de um buraco.

Para William Latuf, superintendente da Transerp, falta mais respeito dos motoristas. "O primeiro fator é o comportamento humano e o segundo, as condições mecânicas dos veículos."

Para controlar o uso de álcool, Latuf diz que a prefeitura reforçou a parceria com a PM para fiscalizar motoristas. Ribeirão conta com 43 marronzinhos. O ideal seriam cem.

Presidente da ABSV (Associação Brasileira para Segurança Veicular), Adhemar Gomes Padrão Neto diz que a imprudência, a negligência e o excesso de velocidade dos motoristas explicam a alta. "Mas a falta de fiscalização colabora para que ele continue a desrespeitar as regras", disse.

(JULIANA COISSI E GABRIELA YAMADA)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.