Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prédio da Faber-Castell pode virar shopping

Prefeitura de São Carlos analisa empreendimento do grupo Encalso/Damha em área da antiga fábrica da empresa

Shopping Iguatemi também será ampliado em 2014; serão mais 25 lojas e investimento de R$ 60 milhões na obra

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

O setor de shoppings centers em São Carlos deve receber um novo empreendimento neste ano, além da inauguração da expansão do Iguatemi, hoje único estabelecimento do tipo no município.

O grupo Encalso/Damha, que atua nos setores da construção civil, agronegócio, concessão de rodovias e energia, quer construir um shopping na área do edifício da antiga fábrica da empresa Faber-Castell.

A indústria alemã de material de escritório fabrica mais de mil itens. São Carlos é a principal unidade produtora de lápis de cor.

O projeto está em análise na prefeitura. A secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Carlos, Lauanna Campagnoli, afirmou que a pasta trabalha para o empreendimento ser aprovado o quanto antes.

"Há uma demanda pela revitalização do centro da cidade", disse ela.

A Fundação Pró-Memória de São Carlos e o Comdephaasc (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos) já aprovaram o projeto. Eles exigiram, no entanto, que fossem preservadas a fachada do prédio na rua José Bonifácio e a chaminé da antiga fábrica.

Segundo o Pró-Memória, os prédios da fábrica foram construídos entre as décadas de 1930 e 1970 e, apesar de não serem tombados, possuem importância cultural como memória da industrialização na cidade.

O grupo Encalso/Damha informou, por meio de sua assessoria, que dará detalhes do projeto só depois da sua aprovação pela prefeitura.

IGUATEMI

O projeto do Iguatemi prevê 25 novas lojas, deixando o shopping com um total de 95. A inauguração está prevista para junho. Serão investidos R$ 60 milhões na obra.

Entre as lojas estão as primeiras lojas da Renner e Riachuelo na cidade.

As obras também incluem a reforma do cinema --inaugurada em dezembro com novas poltronas e equipamentos de projeção-- e da fachada do shopping.

O presidente da Asisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, afirmou que nos dois últimos anos a cidade vem recebendo a inauguração de grandes lojas, como Makro, Havan e Savegnago.

O empresário atribui as inaugurações à alta na renda das classes C e D, que ampliaram o mercado consumidor e tornaram cidades menores mais atrativas às grandes redes. São Carlos possui 236 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE.

Em setembro, a Folha mostrou que os shoppings estão se instalando em cidades com menos de 200 mil habitantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página