Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comércio aposta fichas no fim de semana

Vendas ainda não engrenaram nas lojas de Ribeirão, mas a expectativa é que ganhem mais força hoje e amanhã

Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão já reavalia para baixo a expectativa de vendas, mas ainda comemora

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

A sete dias do Natal, as compras no comércio central de Ribeirão Preto ainda não engrenaram e devem ganhar força a partir deste fim de semana, segundo o Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto).

Apesar de o horário especial das lojas estar em vigor desde o início do mês, no último sábado muitas delas fecharam às 18h, quando poderiam funcionar até as 22h.

"Temos percebido que as pessoas ainda não foram com vontade às compras", disse Marcelo Bosi, economista do Sincovarp. "Agora é que o comércio 'pega'", afirmou ele.

O sindicato, que no início do mês divulgou uma expectativa de 5% de aumento nas vendas em relação ao Natal do ano passado, já está reavaliando para baixo a meta.

A possibilidade, agora, é que o aumento fique entre 3% e 5%, disse o economista.

Apesar da reavaliação, a alta ainda é considerada satisfatória porque será comparada com vendas "extremamente positivas" de 2010, disse.

RETA FINAL

As vendas deste final de semana servirão como um termômetro para o comércio sentir como fechará 2011.

A aposta, nesta reta final, é nos consumidores que esperaram a segunda parcela do 13º salário e também nos indecisos que deixaram para escolher os presentes apenas na última hora.

"A semana que vem será a do 'desespero', com todo mundo saindo às compras", disse Pedro Abrahão Neto, presidente do sindicato.

Neto confirma que, embora os consumidores tenham comparecido às lojas desde que o comércio no centro adotou o horário estendido, nem todos fizeram as compras realmente.

"Este é o melhor sábado do mês, e no domingo [amanhã] o comércio ainda estará aberto até as 17h", disse Neto.

Além de hoje, de segunda até a próxima sexta-feira as lojas permanecerão com horário especial até as 22h. Já no sábado, véspera de Natal, o funcionamento do comércio está previsto até as 18h.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.