Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Disputa também para concessão de 5 aeroportos

DE RIBEIRÃO PRETO

Não é a primeira vez que os governos estadual e federal se desentendem na questão aeroportuária.

Um dos maiores impasses é a concessão de cinco aeroportos regionais paulistas: de Jundiaí, Itanhaém, Campos dos Amarais (Campinas), Bragança Paulista e Ubatuba.

No começo do ano, a presidente Dilma Rousseff mandou cancelar a autorização dada ao governo do Estado para entregar os aeroportos à iniciativa privada. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) cobrou explicações sobre a conduta.

A autorização foi publicada no dia 9 de janeiro no "Diário Oficial da União" e assinada pelo ministro da área, Moreira Franco. Dilma ficou sabendo pela imprensa da medida e determinou a revogação.

Com a confusão, a SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) exonerou o então chefe de gabinete, Pedro Antonio Bertone Ataíde. Na época, a secretaria informou que o problema não passou de um engano, uma vez que o projeto ainda era avaliado.

A concessão dos cinco aeroportos, estimada em 30 anos, previa a exploração, ampliação e manutenção. Os vencedores deveriam realizar obras e investimentos, além da adequação da estruturação existente e a gestão.

O concessionário também poderia explorar outros serviços, como lojas de varejo, hotéis, restaurantes, na área do aeroporto. Atualmente, os aeroportos são do Daesp.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página