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Disputa também para concessão de 5 aeroportos
DE RIBEIRÃO PRETONão é a primeira vez que os governos estadual e federal se desentendem na questão aeroportuária.
Um dos maiores impasses é a concessão de cinco aeroportos regionais paulistas: de Jundiaí, Itanhaém, Campos dos Amarais (Campinas), Bragança Paulista e Ubatuba.
No começo do ano, a presidente Dilma Rousseff mandou cancelar a autorização dada ao governo do Estado para entregar os aeroportos à iniciativa privada. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) cobrou explicações sobre a conduta.
A autorização foi publicada no dia 9 de janeiro no "Diário Oficial da União" e assinada pelo ministro da área, Moreira Franco. Dilma ficou sabendo pela imprensa da medida e determinou a revogação.
Com a confusão, a SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) exonerou o então chefe de gabinete, Pedro Antonio Bertone Ataíde. Na época, a secretaria informou que o problema não passou de um engano, uma vez que o projeto ainda era avaliado.
A concessão dos cinco aeroportos, estimada em 30 anos, previa a exploração, ampliação e manutenção. Os vencedores deveriam realizar obras e investimentos, além da adequação da estruturação existente e a gestão.
O concessionário também poderia explorar outros serviços, como lojas de varejo, hotéis, restaurantes, na área do aeroporto. Atualmente, os aeroportos são do Daesp.