Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morro Agudo tenta arrecadar mais com desconto no IPVA

Prefeitura vai devolver 30% do imposto a quem transferir veículo para o município

DE RIBEIRÃO PRETO

Para tentar aumentar a arrecadação, a Prefeitura de Morro Agudo vai devolver 30% do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) para moradores da cidade que transferirem seus veículos para o município.

Motoristas que compraram carros em outras cidades e pessoas que se mudaram para Morro Agudo, mas não transferiram os veículos, são o foco da campanha.

Do IPVA que é pago pelo motorista, metade fica com o Estado e os outros 50% retornam aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Segundo o assessor de governo da prefeitura, Mario Luiz Brunhara, a cidade não tem nenhuma concessionária de veículos. Por isso, diz ele, é comum que moradores comprem em outras cidades, como Ribeirão, e não se preocupem em transferi-los.

"Muitos aproveitam promoções de lojas em que os carros saem já emplacados. Com isso, o carro fica licenciado em outra cidade."

Dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que Morro Agudo tem frota de 11,5 mil unidades para uma população de 29,1 mil, o que resulta numa taxa de motorização de 0,40 veículo por pessoa. É quase a metade da de Ribeirão, onde há 0,73 carro por morador.

Neste ano, até novembro, o IPVA rendeu à cidade R$ 2,4 milhões. Para ter direito à restituição dos 30% do imposto, o morador precisa transferir o veículo até 31 de dezembro.

A "repatriação" em troca de parte do imposto já foi feita em anos anteriores em Brodowski e Pradópolis.

(LEANDRO MARTINS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.