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Ribeirão

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Com 110 km de ciclovias, Sorocaba planeja mais espaços para bicicletas

Município é considerado exemplo no tipo de transporte e prevê mais 20 km de vias cicloviárias

Projeto de Piracicaba criará mais 100 km de ciclovias; especialista diz que governo tem que priorizar transporte

DE RIBEIRÃO PRETO

Sorocaba, apesar de ter 110 km de ciclovias --a maior extensão entre as cidades pesquisadas pela Folha--, já planeja aumentar ainda mais os espaços exclusivos ao trânsito de bicicletas.

O plano cicloviário da cidade prevê mais 20 km de vias destinadas às bikes. A assessoria da prefeitura, porém, não afirmou quando as obras serão iniciadas.

As ciclovias começaram a ser viabilizadas em 2006. A implantação, ampliação e fomento ao uso das pistas fazem parte do programa "Pedala Sorocaba", baseado em iniciativas internacionais como de Bogotá, na Colômbia, e Guadalajara, no México.

Lançado em maio de 2012, o programa "Integrabike" empresta bicicletas gratuitamente à população. São 19 estações espalhadas pela região central, que disponibilizam 152 bicicletas.

A prefeitura informou que até o dia 15 deste mês, 20.089 pessoas haviam feito cadastro no programa. O município também contabilizava 219.274 empréstimos.

OUTRO EXEMPLO

Piracicaba, que hoje possui apenas 3 km de ciclovias, é outro município que planeja ampliar o tráfego de bicicletas na malha urbana.

Segundo Valmir Santana, diretor do IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), a prefeitura encomendou um projeto de R$ 100 mil para fazer estudos visando a implantação de 100 km de ciclovias na cidade.

Segundo os estudos, o custo das obras ficaria em torno de R$ 48 milhões.

Professor de direito urbanístico da Faap de Ribeirão Preto, Luiz Eugênio Scarpino Junior diz que a prefeitura nunca pensou em favorecer as bicicletas em Ribeirão.

Só em 2012, na gestão da prefeita Dárcy Vera (PSD), a cidade viu nascer os primeiros trechos de ciclovia, na Via Norte. "Nunca se planejou e nunca se pensou num sistema cicloviário eficiente em Ribeirão. Atualmente, as vias públicas desfavorecem quem anda de bicicleta."


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