Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Municípios 'ganham' prefeitos em 2014

Boa Esperança do Sul e Ibaté tiveram novas eleições no ano passado; em Viradouro, prefeito retornou ao cargo

Lu Spilla, prefeita de Ibaté, assumiu o cargo após recurso na Justiça; prefeitos eleitos têm restrições eleitorais

DE RIBEIRÃO PRETO

Três cidades da região de Ribeirão Preto que viveram uma indefinição política no ano passado, iniciaram 2014 com prefeitos definidos após novas eleições e decisões da Justiça Eleitoral.

Boa Esperança do Sul e Ibatê tiveram novas eleições no ano passado após a cassação do registro dos candidatos eleitos em 2012.

Em Viradouro, o prefeito Maicon Lopes Fernandes (PSD) conseguiu reverter o indeferimento de sua candidatura e assumiu em abril.

Por quatro meses, o município de 18 mil habitantes ficou sob o comando do presidente da Câmara.

Fernandes teve a candidatura indeferida sob a acusação de ter "enganado" os eleitores. Ele substituiu o pai, José Lopes Fernandes, que teve o registro indeferido pela lei da ficha limpa cinco dias antes das eleições.

Ele foi barrado por ter tido as contas rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) quando era prefeito.

Já Boa Esperança do Sul só teve definitivamente a escolha de seu prefeito em setembro do ano passado.

Edinho Ramanelli (PT) assumiu após o candidato eleito em 2012, Jaime Benasse (PMDB), ter o registro cassado sob a acusação de utilizar a máquina administrativa para alavancar a sua reeleição.

Ele teria dado cestas básicas para famílias carentes e transporte gratuito para grupos religiosos e da terceira idade durante a campanha.

Em Ibaté, o ex-prefeito Alessandro Magno Rosa (PSDB) foi acusado e teve o registro cassado por abuso de poder político e econômico, e propaganda institucional, para promover sua reeleição.

Ele teria promovido shows com verba do município e usado os eventos como comício eleitoral. Em outubro, Lu Spilla (PSDB) foi eleita em eleições complementares. No entanto, ela só conseguiu assumir a prefeitura após um recurso na Justiça.

Ela é acusada pela oposição de manter união estável com o ex-prefeito José Luis Parella (PSDB). Segundo os opositores, essa situação não poderia acontecer. Parrela foi prefeito até 2012 e, agora, foi sucedido por Lu Spilla. A Justiça analisa o caso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página