Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bebedouro aumenta rigor de lei que pune o desperdício de água

Município vai aplicar multa de R$ 50 já na segunda notificação por abuso no consumo

DE RIBEIRÃO PRETO

O município de Bebedouro alterou uma legislação municipal para ter um controle mais rígido sobre o abuso do uso da água.

Anteontem, a Câmara alterou uma lei aprovada em 2003 que fiscaliza o desperdício do consumo na cidade.

A partir da mudança, que passou a valer ontem, o morador pode ser multado em R$ 50 já na segunda notificação de abuso. Antes, eram necessários quatro avisos até que houvesse a autuação.

"Alteramos também a redação sobre o que é considerado o uso racional de água", afirmou o diretor do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro), Gilmar Feltrin.

Pela atualização da lei, é considerado desperdício lavar veículos e calçadas usando mangueira, em vez de balde, por exemplo.

Segundo Feltrin, a fiscalização e autuação serão feitas pelo efetivo do Saaeb.

De acordo com o serviço de água e esgoto, será realizada uma campanha de divulgação para que a norma seja conhecida pela população.

O abastecimento no município é crítico desde o início do último verão por causa da falta de chuvas. Em fevereiro, a cidade racionou água por 15 dias.

Está previsto também um novo racionamento para o início do inverno, já que não houve chuva suficiente para que os reservatórios que abastecem a cidade recuperassem seus níveis normais.

"É o pior cenário que temos em 81 anos", afirmou Feltrin.

A cidade registrou 90 milímetros de chuva na semana passada.

"Mas foi uma chuva localizada, insuficiente para a recuperação dos mananciais", afirmou o diretor.

Bebedouro tem 70% do abastecimento hídrico feito por rios. Para evitar o desabastecimento neste ano, o município realizou a perfuração de um novo poço profundo. Além disso, outros dois poços foram reativados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página