Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após seca, pesca ameaça peixes no rio Grande

Pescadores clandestinos estão aproveitando o baixo nível para usar redes e arpões

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

A falta de chuvas no início deste ano, além de ter prejudicado a reprodução dos peixes no rio Grande, também os tornou presa fácil para a pesca predatória.

Pescadores profissionais de Colômbia, município com cerca de 6.000 habitantes localizado às margens do rio Grande, disseram estar preocupados com a pesca predatória clandestina.

Com o baixo nível do rio, a pesca com redes e arpões atraiu pescadores sem autorização para essa atividade.

"Pescador amador só pode pescar dez quilos por dia e não pode usar rede ou arpão. Sem fiscalização, eles têm levado o quanto querem", disse Edilson de Souza Pereira, 40, presidente da Associação de Pescadores Profissionais de Colômbia.

Como o nível do rio Grande está baixo --em alguns pontos chega a 30 centímetros de profundidade--, os peixes ficam mais suscetíveis à pesca, sem ter como fugir'.

Os 120 pescadores profissionais de Colômbia estão preocupados com a escassez de peixes. De até 45 quilos por dia pescados nessa época do ano, os pescadores profissionais têm conseguido pescar entre 30 e 35 quilos devido ao aumento da concorrência.

"A desova foi prejudicada pela falta de chuvas e esses pescadores ainda estão exterminando a população de peixes. No próximo ano vamos ter muita dificuldade por conta disso", disse Pereira.

A Folha entrou em contato com a Polícia Ambienta de Colômbia, responsável pela fiscalização, mas não obteve retorno.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página