Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Terminal intermodal facilita o transporte de produtos da região

Produções locais de açúcar e sucos cítricos podem ser beneficiadas

DE RIBEIRÃO PRETO

Em meio à maior região do agronegócio do Estado de São Paulo, a criação de um terminal de cargas intermodal (uso de caminhão e trem para atender a logística de transporte, em um único contrato) em Araraquara deverá escoar até o porto de Santos a produção de açúcar, sucos cítricos, papel e celulose.

O terminal vai atender a clientes que queiram transportar carga em contêineres na modalidade "door-to-door". Ou seja, o caminhão com o contêiner vai à unidade produtiva, pega a carga, leva para o terminal em Araraquara e, de lá, ela vai no trem com destino ao porto de Santos.

Há também a opção de estocar o produto no terminal para depois levar toda a produção ao porto.

"Algumas empresas têm procurado o contêiner para escoar o produto e agregar a ele valor de venda no mercado externo", disse Alan Fuchs, diretor financeiro da Brado Logística, empresa que construiu o terminal.

Segundo ele, o transporte por ferrovias é mais barato e mais seguro, o que reduz o "custo Brasil" do produto no mercado externo.

A região foi a escolhida por ser estratégica pela alta produção de açúcar, sucos cítricos, papel e celulose, produtos voltados para exportação.

O terminal de Araraquara é o segundo do tipo no Estado. O outro fica em Tatuí.

Em Araraquara, o terminal poderá receber as cargas produzidas na cidade e também em Ribeirão, São José do Rio Preto, Barretos e sul de Minas.

"A região, bastante rica, não tinha a opção de transporte desse tipo", afirmou Fuchs.

(ELIDA OLIVEIRA)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.