Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pensando em 2012, Barba muda governo

Prefeito de São Carlos leva o PR para o primeiro escalão e tenta atrair PSD para uma eventual aliança no ano que vem

Petista anuncia quatro mudanças; Antonio Carlos Thobias Júnior, do Partido da República, é uma delas

Edson Silva/Folhapress
O prefeito Oswaldo Barba (ao centro) e os secretários João Pedrazzani, João Muller, Marcos Martinelli e Thobias Júnior
O prefeito Oswaldo Barba (ao centro) e os secretários João Pedrazzani, João Muller, Marcos Martinelli e Thobias Júnior

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

A poucos dias de 2012, o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), que deve disputar a reeleição no ano que vem, anunciou ontem mudanças em quatro secretarias.

Com o novo quadro, o PR, de Antonio Carlos Thobias Júnior, ganhou um cargo no secretariado, maior representatividade no governo, e pode ajudar na aproximação do PSD com os petistas.

A sigla entrou no primeiro escalão com Thobias Júnior, que substitui Marcos Martinelli (PTB) na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Para o PR, a mudança visa aumentar a participação da sigla na Câmara em 2012: de uma vaga hoje para três. "Minha entrada mostra a importância do PR", disse Thobias.

Apesar de ter sido da base que elegeu Barba em 2008, em São Carlos o PR é próximo do PSD, presidido na cidade por Ulisses Sales.

Em 2010, Sales concorreu a uma vaga de deputado estadual pelo DEM com o apoio do PR e, depois que trocou o Democratas pelo PSD, manteve a parceria com o PR.

Como Sales rachou com a oposição a Barba, a tendência é que o PSD se alie aos petistas em 2012.

Por enquanto, Sales não confirma a aliança. "Aconteceu a minha saída da oposição, mas ainda não aconteceu a minha entrada para o governo", disse à Folha.

Como terceiro suplente na Assembleia Legislativa, Sales considera que poderá assumir uma vaga caso os demais deputados de sua coligação sejam eleitos prefeitos em suas cidades. Assim, ele sairia fortalecido para concorrer novamente em 2014.

Caso se consolide a aliança dos petistas com o PSD, o prefeito Barba ganharia mais tempo de exposição em rádio e TV na campanha eleitoral do ano que vem.

OUTRAS MUDANÇAS

Entre as alterações anunciadas ontem pelo prefeito de São Carlos, há três trocas de funções. João Muller (PTB) saiu da direção da Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos) e entrou na Secretaria do Governo.

João Pedrazzani (PT), que era secretário de Governo, foi para a Superintendência de Administração de Regionais -espécie de subprefeitura de São Carlos, cargo que estava vago desde 2009.

Já Martinelli deixou a Ciência e Tecnologia e assumiu a direção da Prohab.

"Todas as alterações foram para ampliar espaço do PR no governo e [a possível] entrada do PSD no governo", disse o futuro secretário Muller.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.