Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Radar multa 84% a mais em São Carlos

Operações noturnas e alta na fiscalização fazem total de autuações por excesso de velocidade chegar a 16.814

Um em cada quatro veículos multados tem placas de fora de São Carlos, de acordo com dados da prefeitura

Edson Silva/Folhapress
Veículos passam por radares instalados na avenida Getúlio Vargas, uma das sete que têm fiscalização em São Carlos
Veículos passam por radares instalados na avenida Getúlio Vargas, uma das sete que têm fiscalização em São Carlos

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

As multas por excesso de velocidade em São Carlos tiveram um aumento de 84,5% entre janeiro e novembro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Cerca de 25% desses casos são de veículos com placas de fora de São Carlos.

Aumento de fiscalização e operações noturnas, por exemplo, são algumas das ações aplicadas que contribuíram para uma maior incidência de casos, segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro.

Foram 16.814 multas por trafegar com velocidade acima da permitida entre janeiro e novembro deste ano, ante as 9.112 registradas no mesmo período do ano passado.

As demais infrações flagradas pelos agentes de trânsito -falta de cinto de segurança, dirigir falando ao telefone celular e avanço em sinal vermelho, por exemplo- somam 24.891 até novembro de 2011 e 23.576 no mesmo período do ano passado.

Mesmo considerando o aumento no número de veículos em São Carlos, de 7,4%, o número de multas cresceu, proporcionalmente, mais que a queda no número de vítimas de acidentes, disse o professor da USP São Carlos Antônio Clóvis Coca Ferraz, especialista em trânsito.

"Sem isso, a fiscalização é ineficaz", afirmou.

De acordo com a Polícia Militar de São Carlos, 947 acidentes de trânsito tiveram vítimas até 25 de dezembro deste ano -12 mortes. Em todo o ano passado, foram 985 casos, com oito mortes.

Embora os dados indiquem uma leve redução, ainda mais se comparado ao aumento da frota de veículos, Coca afirmou que a queda não foi proporcional. "Poderia haver uma redução ainda maior."

LESÕES NO TRÂNSITO

Apesar disso, os dados de São Carlos, em comparação a outras localidades da região, são positivos.

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo), São Carlos registrou 174 casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito até novembro.

Com uma população 2,7 vezes maior, Ribeirão Preto teve 3.340 registros semelhantes -19 vezes mais- e Franca, com 1,4 vez mais habitantes, registrou 2.006 casos, número 11 vezes maior. O Estado não disponibiliza dados de anos anteriores.

Segundo Carneiro, neste ano houve maior rigor nas fiscalizações noturnas feitas nas noites de quinta a sábado, período em que há mais motoristas alcoolizados e que costumam exceder a velocidade.

"Um dos objetivos é reduzir custos com internações", disse Carneiro. Segundo ele, R$ 400 mil foram gastos com internação de vítimas de acidentes até novembro.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.