Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dárcy vira 'apresentadora', e exposição divide especialistas

Governo diz que criou programa porque há mais 'mídia negativa'

DE RIBEIRÃO PRETO

Com o governo em crise e em busca de melhorar a imagem, a prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (PSD), lançou um programa na internet em que atua como "apresentadora".

O "Conectando com Ribeirão" terá duas edições semanais --terças e quintas-feiras-- e divulgação na página da administração e da própria prefeita.

Os dois primeiros vídeos divulgam uma "entrevista" com o superintendente da Transerp, William Latuf, e o diretor de transporte, José Mauro de Araújo.

Eles falam sobre a implantação de terminais de ônibus, cujas construções estão atrasadas e já foram alvo do Ministério Público.

A nova forma de divulgar os atos e obras gera opiniões divergentes de especialistas.

A Folha ouviu quatro, sendo três da USP e um advogado. Dois dizem que o programa não fere a ética nem as leis que regem a transparência pública. Outros dois têm opinião contrária e entendem que Dárcy "avançou o sinal" e está se autopromovendo.

"Não houve ilegalidade. Ela [a prefeita] usou sua habilidade de comunicadora para prestar contas. Normal", afirmou Ana Carla Bliacheriene, professora da Faculdade de Direito da USP Ribeirão.

"A prefeita avançou o sinal. É questionável [a propaganda]. Causa estranheza o formato que ela escolheu [para divulgar os atos]. É tudo muito centrado nela. Poderia ser diferente", afirmou Rubens Beçak, também da USP.

Os professores que "condenam" o programa dizem que Dárcy infringiu o 1º parágrafo do artigo 37 da Constituição, que diz que "a publicidade deve ter caráter educativo, não podendo caracterizar promoção pessoal".

OUTRO LADO

Em nota, a assessoria do município informou que o programa não é feito pela prefeita, mas pela prefeitura, e que outras pessoas também vão aparecer no programa.

O governo afirma ainda que o programa foi criado com o objetivo de interagir e falar diretamente com a população para divulgar programas e projetos da administração municipal, "tendo em vista que a imprensa dá mais espaço para a mídia negativa do que a positiva".

A prefeitura diz que o objetivo é divulgar atos do governo e que não há custo, já que a produção envolve equipamentos disponíveis na própria assessoria.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página