Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aos 95, Palestra Itália tenta se revigorar

Tradicional clube de Ribeirão aniversaria hoje, com quadro de sócios equivalente a 1/4 do existente há dez anos

Aposta da diretoria é investir em esporte, com a criação de escolinhas de basquete e vôlei, além do futebol

Silva Junior - 19.out.2011/Folhapress
Vista de uma das piscinas do Palestra Itália, clube de Ribeirão que completa hoje 95 anos com 1/4 dos sócios que já teve
Vista de uma das piscinas do Palestra Itália, clube de Ribeirão que completa hoje 95 anos com 1/4 dos sócios que já teve

DE RIBEIRÃO PRETO

Além da chegada de 2012, a festa de Réveillon no Palestra Itália de Ribeirão Preto comemorou os 95 anos que o clube completa hoje.

Com cerca de 8.000 associados nos seus "tempos áureos", há mais de dez anos a agremiação celebra o aniversário tentando se livrar de um período de crise que amarga desde então, de acordo com o vice-presidente, Raphael Antônio Vieste Júnior.

Não só o Palestra Itália como vários outros clubes que foram "febre" em municípios da região de Ribeirão Preto em décadas passadas agora têm de conviver com um cenário de decadência, obrigando as diretorias até a reduzir o funcionamento e demitir funcionários de seu quadro (leia texto nesta página).

Para o vice-presidente do Palestra, essa fase ruim foi imposta pela proliferação de condomínios de alto padrão em Ribeirão Preto, equipados com amplas áreas de lazer e academias modernas, que passaram a ocupar na sociedade o lugar até então dos clubes, com aparelhos de ginástica obsoletos.

Segundo Vieste Júnior, com uma estratégia de recuperação que teve início há aproximadamente três anos, atualmente o clube pode dizer que "saiu da UTI", de acordo com o diretor.

Mas está longe de retomar o auge, conforme ele mesmo atesta. "O clube começa a andar com as próprias pernas. Há três anos, o Palestra tinha só 180 sócios e agora está com 1.960, contando com os dependentes. Ainda não voltou a ser o que era, mas é um começo", disse.

Para atrair o público de volta, ele afirmou que foram precisos investimentos e prevê que ainda há o que fazer.

Além de melhorias físicas, a diretoria do Palestra planeja para este ano aumentar a oferta de eventos e investir nos esportes, esquecidos nos últimos anos.

ESPORTES

Entre as estratégias está a criação de novos escolinhas de vôlei e basquete, além de manter o futebol. O clube pretende, também, revigorar as equipes de competição, outra marca histórica esquecida com o tempo.

As medidas para tentar revigorar o Palestra começaram somente depois que um grupo de antigos associados decidiu tomar a frente da situação. As dívidas chegavam a alcançar a marca de R$ 1 milhão entre 2007 e 2009, inclusive com ações trabalhistas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.