Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Municípios do interior de SP e MG fazem campanha por voto 'caseiro'

Liderada por associações comerciais, campanha defende o voto em candidatos da região

Campanha teve início em 2002 em Franca, mas neste ano obteve a adesão de outras oito cidades do interior

HEITOR MAZZOCO DE RIBEIRÃO PRETO

A cena é comum no período eleitoral: candidatos viajam por dezenas de regiões para conseguir apoio e votos, prometem recursos e, após as eleições, priorizam suas bases eleitorais e "esquecem" os votos que receberam em outras regiões.

Para tentar evitar a repetição desse cenário, associações comerciais do interior de São Paulo e Minas Gerais lançaram campanhas pelo voto "distrital" para a disputa eleitoral deste ano.

O voto "caseiro" é aquele em que o eleitor escolhe só candidatos da sua região. Não existe legalmente, já que o que vigora no país é o voto proporcional, em que candidatos podem ser votados pelo eleitor de qualquer cidade do Estado.

A campanha começou em Franca com o nome de "Voto Nosso". Em 2010, a Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) investiu R$ 50 mil na campanha, com anúncios em jornais, rádio, televisão e outdoors.

José Alexandre Carmo Jorge, presidente da associação, disse que a campanha tem trazido bons resultados. Em 2002, quando foi lançada a campanha, a cidade tinha um deputado estadual. Nas eleições de 2010, o município elegeu três deputados (dois estaduais e um federal).

Nos últimos anos, a defesa do voto caseiro foi adotada por associações comerciais de outros municípios. Para as eleições deste ano, associações de Ribeirão, Franca, Barretos e Presidente Prudente, participarão da campanha.

Em Minas Gerais, Uberaba aderiu à campanha e Uberlândia ainda analisa se fará publicidade em favor do voto caseiro.

A ACI (Associação Comercial e Industrial) de Presidente Prudente participa pela primeira vez da campanha neste ano. A região, segundo o presidente, Ricardo Anderson Ribeiro, não tem representantes na Câmara dos Deputados, o que passa a ser uma meta para este ano.

"A região recebe muitos paraquedistas e não conseguimos eleger ninguém daqui", disse Ribeiro. "Na última eleição lançamos o voto consciente'. Agora, vamos lutar pelo voto distrital."

Em Ribeirão, a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) também aderiu à campanha. Na última eleição, o município elegeu três deputados estaduais e um federal.

Ribeirão Preto tem neste ano 27 candidatos na disputa eleitoral.

Em Uberaba, Manoel Rodrigues Neto, presidente da associação comercial da cidade, disse que o nome da campanha deste ano será "Voto Útil". A campanha publicitária será voltada para eleitores de nove cidades da região de Uberaba.

"Na última eleição, boa parte dos votos foi para candidatos de outras regiões", afirmou Rodrigues Neto. "Para este ano esperamos que seja diferente, mas analisamos e vimos a necessidade de realizar uma campanha."

A associação comercial de Barretos também adotou o apoio ao voto caseiro e pretende, junto de outros municípios da região, eleger deputado estadual e federal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página