Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aeroporto de Ribeirão fica fora de pacote anunciado pela União

Araraquara, Barretos e Franca são contempladas e terão obras de ampliação em suas estruturas

Obras no aeroporto deveriam ficar prontas em abril do ano que vem; atraso preocupa empresários da região

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Sem ter tido a área de ampliação desapropriada e com estudos ainda em análise, o Leite Lopes, de Ribeirão Preto, ficou fora do primeiro lote de investimentos do governo federal em aeroportos regionais do interior do Estado.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, na capital.

Aeroportos de três cidades da região --Araraquara, Barretos e Franca-- irão receber os investimentos federais, de um pacote de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos.

Juntos, os três aeroportos recebem, em média, 6.500 passageiros por mês, o que representa apenas 8% dos passageiros que usam o aeroporto de Ribeirão Preto (cerca de 81 mil), de acordo com dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).

Segundo o ministro, o aeroporto de Ribeirão não pode ser contemplado no pacote porque técnicos da SAC (Secretaria da Aviação Civil) ainda avaliam um estudo do impacto das obras.

"Ribeirão Preto tem um modal de grande impacto não só no transporte de passageiros, mas também de cargas. Com dimensão muito maior do que a dos aeroportos regionais, mas estamos dando prioridade para a celeridade do programa", disse Franco.

A licença ambiental emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), no último dia 11, também está em avaliação. Além disso, segundo a assessoria da SAC, o Estado ainda não desapropriou a área em que o aeroporto será ampliado.

O impasse da ampliação e internacionalização do aeroporto Leite Lopes se arrasta desde o início dos anos 2000 e preocupa empresários.

Segundo o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Ribeirão Preto, a cidade já perdeu o investimento de muitas empresas devido à morosidade.

Orçadas em R$ 348 milhões, a previsão era de que as obras ficariam prontas em abril de 2015. Agora, segundo a assessoria da SAC, as obras devem ser licitadas apenas após a análise da documentação restante. Não há prazo para o fim da análise.

Com a demora para o início das obras, a área no entorno do aeroporto, onde será feita a ampliação da pista, voltou a ser ocupada por barracos. A prefeitura retirou 53 famílias em outubro de 2013.

A prefeitura disse já ter conhecimento da nova invasão e que irá tomar providências.

O Daesp informou que o Estado prepara decreto de utilidade pública da área de ampliação, mas não informou se há prazo para isso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página