Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sem mão de obra, polo cria centro para capacitação

Empresas de software fizeram parceria com fundação para formar cem novos profissionais em dois anos

THOMAZ FERNANDES DE RIBEIRÃO PRETO

Em função da baixa oferta de mão de obra e da alta demanda de pessoal na área de softwares em Ribeirão Preto, empresas do setor e o poder público criaram em um centro de formação na área.

O Piso (Polo Industrial de Software) e a Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde) lançam nesta quinta-feira (21) o Centro de Capacitação em Software. O objetivo inicial é colocar cem novos profissionais no mercado nos próximos dois anos.

O centro funcionará no Supera Parque de Inovação e Tecnologia e tem capacidade para turmas de 20 alunos para cursos de três meses e meio. Cada grupo terá conteúdo voltado para os setores de maior demanda no polo. O local poderá receber aulas de reciclagem profissional para os já empregados.

Em 2013, o Piso abriu 470 vagas para contratação, segundo dados da Fipase. A demanda é superior à quantidade anual de recém-formados em tecnologia da informação na cidade --cerca de 300 pessoas, calculam os organizadores do centro.

O presidente do Piso, Flávio de Barros, disse que a falta de mão de obra atrapalha o crescimento das empresas.

"Empresas só assumem novos trabalhos se tiverem pessoal qualificado para contratação", afirmou.

Barros disse que a velocidade de avanços e mudanças de tecnologia faz com que profissionais se formem com defasagens técnicas.

O gerente de desenvolvimento da Fipase, Dalton Marques, ressaltou que a chegada de novas empresas de tecnologia em Ribeirão Preto passa diretamente pela abundância de profissionais.

INSERÇÃO NO MERCADO

A programadora Amanda Jardim Picoli, 19, foi aluna do curso considerado "embrionário" para o centro de capacitação. Ela e outros 21 estudantes participaram do treinamento por três meses no primeiro semestre.

Do grupo, 82% conseguiram emprego na área de software em Ribeirão Preto.

Amanda está empregada em uma empresa e já planeja a carreira. A jovem disse que não conhecia a área de programação antes do curso. "Estudo processamento de dados e não conhecia a área até que vi um anúncio do curso e me inscrevi."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página