Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Homem é multado após amarrar cão a carro

Ele foi autuado em R$ 1.500 por dirigir com o cachorro preso do lado de fora do veículo

DE RIBEIRÃO PRETO

Um homem foi autuado em R$ 1.500 após dirigir com o cachorro amarrado do lado de fora de seu carro em Jaboticabal (342 km de SP).

Segundo a Polícia Ambiental da cidade, o caso aconteceu no último sábado, mas só chegou ao conhecimento da polícia anteontem, por meio de denúncias anônimas.

O soldado Rudney Gonçalves disse que os policiais foram até a casa do suspeito, que confessou ter amarrado o cachorro do lado de fora do carro. Ele foi enquadrado na lei de crimes ambientais por maus-tratos e crueldade contra animais.

Segundo Gonçalves, o suspeito disse à polícia que foi mordido pelo cão e que o amarrou para levá-lo ao canil municipal -medida tomada porque o cão seria muito bravo. De acordo com o soldado, ele disse que dirigiu devagar para não arrastar o animal.

O cachorro, sem raça definida, foi examinado por veterinários do Centro de Controle de Zoonoses de Jaboticabal, que não encontraram escoriações.

Gonçalves disse que, quando a polícia chegou à casa do homem, o cão estava mancando, mas a lesão pode ter sido causada pela corrida forçada. "Só isso já configura maus-tratos e crueldade", disse.

A polícia não divulgou o nome do acusado. O caso será encaminhado à delegacia para apurar as responsabilidades criminais. Ele tem 20 dias para recorrer da multa.

Em novembro passado, um rottweiler foi arrastado preso ao carro do dono por vários quarteirões, em Piracicaba (160 km de São Paulo).

O cão Lobo, que teve uma pata amputada logo após o caso, chegou a ficar internado em uma clínica, mas morreu semanas depois.

A morte de Lobo impulsionou uma campanha na internet para pedir maior punição contra maus-tratos aos animais, e um grupo chegou a entregar uma petição pública a parlamentares em Brasília. (ELIDA OLIVEIRA)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.