Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Franca espalha 'iscas' para conter enxames de abelhas

Papelão e cera são usadas para atraí-las; objetivo é doa-las a apicultores da região

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Com a produção de mel em queda no país há pelo menos dois anos devido à alta mortalidade de abelhas, a Prefeitura de Franca espalhou "iscas" para atraí-las.

As caixas-iscas são feitas de papelão e com cera para atrair as abelhas. Depois que os enxames são formados, equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura coletam as caixas e doam a apicultores.

Nos últimos dois anos, Franca teve surtos de abelhas entre agosto e dezembro, com o aumento de temperatura --que favorece a reprodução.

Célio Augusto Pereira Rodrigues, biólogo da prefeitura, disse que o surto se deve ao crescimento da cidade, que diminuiu a vegetação.

Por isso, elas "migraram" para o ambiente urbano em busca de alimentos.

Segundo Rodrigues, a estimativa é a de que nos próximos meses as equipes retirem até 200 enxames na cidade.

O apicultor Guilherme Antonio de Faria, 22, iniciava sua produção de mel quando recebeu a doação de um enxame da prefeitura em 2013.

"No começo achei que não daria certo. Apesar do cuidado, a locomoção do enxame fez com que 2.000 das dez mil abelhas morressem. Com paciência e cuidado, a colmeia se desenvolveu."

Atualmente, ele tem 12 colmeias que, a cada florada --são quatro ao ano--, rendem de 120 a 150 quilos de mel. "A produção ainda é pequena. Espero receber novos enxames neste ano para aumentar o faturamento."

Radamés Zovaro, diretor-técnico da Apacame (Associação Paulista de Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Europeias), disse que a iniciativa do município deve favorecer a apicultura regional e deveria ser adotada em outros locais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página