Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Incêndios ainda atingem Mata de Santa Tereza

Pequenos focos continuam surgindo na reserva 17 dias depois do início de queimadas

DE RIBEIRÃO PRETO

A Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto, continua registrando pequenos focos de queimada 17 dias após um grande incêndio atingir a reserva ecológica e destruir 46% de sua área total.

A mata é considerada a principal área verde de Ribeirão Preto. O fogo, iniciado na noite de 31 de agosto, só foi controlado no dia 3 de setembro. O local possui espécies raras de plantas e animais e local de pesquisas científicas.

Segundo Edson Montilha, gerente regional da Fundação Florestal, que cuida da área, desde o fim do incêndio os focos estão surgindo quase que diariamente.

"São quatro fatores que contribuem para isso: a temperatura alta, a umidade do ar baixa, o vento forte e a grande quantidade de material combustível, como galhos secos", afirmou.

Montilha disse que, se o tempo permanecer como está, sem chuvas e com altas temperaturas, não há como prever quando estes focos de incêndio irão cessar.

Os focos, porém, são pequenos e, se controlados rapidamente, não chegam a causar grandes danos.

Montilha afirmou que entre esta terça-feira (16) e quarta-feira (17) as equipes iriam fazer um trabalho de corta-fogo na mata, além de novos sobrevoos para proteção.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não há previsão de chuva para a região de Ribeirão Preto nesta semana. A umidade do ar deve atingir mínima de 30% nesta quarta.

Já a temperatura máxima pode chegar a 36°C nesta quarta e quinta-feira (18).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página