Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitura cria força-tarefa para recuperar áreas verdes da cidade

Objetivo é revitalizar locais que deveriam abrigar praças e parques em Ribeirão Preto

DE RIBEIRÃO PRETO

O excesso de altas temperaturas e de baixa umidade do ar sentidas em Ribeirão Preto são também agravados pelo deficit de áreas verdes no município.

Para sanar esta lacuna, a Prefeitura de Ribeirão Preto criou uma força-tarefa para recuperar essas áreas, especialmente praças "perdidas".

Um estudo da USP (Universidade de São Paulo) apontou que Ribeirão tem uma média de 23,58% de sua área coberta por copas de árvore. O mínimo recomendado por climatologistas é 30%.

"Uma área arborizada tem uma diferença de 1ºC a 2ºC", afirmou a ambientalista Simone Kandratavicius, diretora da ONG Pau Brasil.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, o município tem cerca de 800 áreas em que as administrações passadas deveriam ter criado praças e parques, numa compensação ambiental exigida pela Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), mas não o fizeram.

Estas áreas hoje são locais abandonados ou foram invadidas por sem-teto.

Ainda segundo Gobbi, a força-tarefa irá buscar parcerias com empresas e também moradores para recuperar parte das áreas. Outras ações devem ser tomadas, como o plantio de mudas de árvores.

Para Marcelo Pereira de Souza, professor da USP Ribeirão, a revitalização deve ser focada na criação de espaços, como praças que possam ser usadas pela população e passem por manutenção periódica. "Não adianta só plantar árvore", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página