Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ociosidade atinge 150 milhões de toneladas no país

DE RIBEIRÃO PRETO

O setor sucroalcooleiro terminou o ano de 2011 com uma ociosidade nas usinas instaladas no centro-sul do país que chega a 150 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Isso significa que, se houvesse esse volume de cana disponível nas lavouras dos principais Estados produtores, as unidades teriam condições de moer.

Sem cana para produzir etanol e açúcar, a maioria das usinas encerrou a safra antes da data em que normalmente as atividades são concluídas.

Um exemplo é a Usina São Francisco, de Sertãozinho, que viu o último caminhão carregado de cana entrar em seu pátio no dia 28 de setembro, 46 dias antes do previsto, já que a usina termina a safra historicamente em novembro.

Ela moeu 975 mil toneladas, o menor volume de cana dos últimos 16 anos. Em 2010, o total chegou a 1,32 milhão de toneladas.

Como comparação, o índice de ociosidade nas unidades produtoras do centro-sul supera a produção integral da região de Ribeirão Preto, mais tradicional polo do setor no país, que atingiu 148 milhões de toneladas em 2010. Os dados finais de 2011 ainda não foram divulgados.

Resultado da falta de cana, a indústria sucroenergética amargou os efeitos da quebra da safra, com a queda no número de pedidos de peças e equipamentos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.