Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região vai manter placas que indicam radares eletrônicos

Franca, São Carlos e Araraquara optaram por manter a sinalização dos equipamentos já existentes nas ruas

Resolução do Contran, que retirou a obrigação de informar onde há radares, exige somente indicação de velocidade

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

Ao menos três das quatro maiores cidades da região -Franca, Araraquara e São Carlos- vão manter as placas que indicam onde há radares nas vias, mesmo após publicação da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que retira a obrigatoriedade da sinalização.

Em Ribeirão Preto, a assessoria de imprensa da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte) não confirmou se serão mantidas as placas indicando onde há fiscalização eletrônica na cidade.

Segundo a resolução do Contran, de dezembro, os órgãos de trânsito só devem sinalizar o limite máximo de velocidade da via e não mais a presença de fiscalização.

Assim, retira o argumento dos motoristas que contestam as infrações de trânsito dizendo que no local não havia a indicação de radares.

Em São Carlos, o secretário de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, disse que vai manter as placas em 18 ruas.

"Temos dois radares móveis que são colocados em rodízio em 18 ruas da cidade. Com as placas, o motorista vai ficar atento em todas as vias e não somente onde tem o radar", disse Carneiro.

Os radares eletrônicos de São Carlos foram os responsáveis pelo aumento em 84% nas multas por excesso de velocidade em 2011, se comparado ao ano anterior.

Segundo Carneiro, isso se deve ao modelo de locomoção da cidade -39% dos deslocamentos são feitos de carro-, e à fiscalização noturna nos finais de semana, quando há maior consumo de álcool e abuso da velocidade.

Em Franca, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a sinalização dos radares fixos será mantida, e a dos radares móveis, não. Procurado pela Folha, no entanto, o secretário da Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli, não confirmou o dado.

Já a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara informou que todas as sinalizações serão mantidas, tanto aquelas dos radares fixos quanto as dos móveis.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.