Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Atividade melhora o PM, diz comandante

DE RIBEIRÃO PRETO

O comandante-geral da Polícia Militar no Estado, coronel Álvaro Camilo, disse que a atividade delegada modificou o comportamento e o desempenho dos policiais militares que aderiram ao programa em São Paulo.

Segundo ele, após o início da medida, em dezembro de 2009, caiu o número de faltas dos policiais militares ao trabalho e a conduta deles em horário de serviço também apresentou melhora.

"Quem responde a processo disciplinar não pode participar [das escalas da atividade delegada]."

Na opinião do comandante, além de melhorar a sensação de segurança, a alternativa resolve deficiências das prefeituras com "pessoal capacitado" sem criar vínculo empregatício com o município, evitando gasto extra.

Para o governo estadual, segundo Camilo, também é vantajoso devido ao aumento de efetivo nas ruas sem a criação de gastos, já que a remuneração fica a cargo dos municípios e o Estado fornece apenas equipamentos e cobre eventuais acidentes.

Segundo o comandante-geral da PM, a criminalidade recuou, em média, 60% nas áreas onde a prática foi autorizada. "Na [rua] 25 de Março foi onde mais caiu, quase 80%", disse.

De acordo com Camilo, as 18 cidades do interior aguardam a confirmação dos convênios por parte do jurídico da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) ou outras pendências burocráticas.

Ele afirmou que esse processo não deve demorar e "com certeza" os municípios iniciam a atividade delegada no decorrer de 2012.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.