Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ribeirão é líder do tráfico no interior

Em números absolutos, cidade supera até municípios bem maiores do Estado de SP, como Guarulhos e Campinas

Delegados veem hoje a cidade como centro consumidor de drogas, e não só como a 'rota caipira' dos anos 1990

Márcia Ribeiro - 10.out.2011/Folhapress
Policial federal carrega caminhão com droga apreendida em Ribeirão
Policial federal carrega caminhão com droga apreendida em Ribeirão

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Antes, Ribeirão Preto era apenas a "rota caipira" da droga até São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, a cidade se consolidou como um grande ponto consumidor de cocaína, crack e maconha.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, tabulados pela Folha, colocam Ribeirão Preto como o líder nos registros de tráfico de drogas no interior paulista -em números absolutos. Em todo o Estado de São Paulo, perde só para a capital.

Com 1.101 casos registrados no ano passado, a cidade, de 612,3 mil habitantes, ficou à frente de municípios bem maiores, como Guarulhos e Campinas, por exemplo (veja quadro nesta pág.).

Só Guarulhos, com o dobro da população, registrou pouco mais da metade dos casos de tráfico (595 ocorrências) em relação a Ribeirão.

Representantes das polícias Civil, Militar e Federal da cidade afirmam que os números mostram um aspecto positivo: o combate do poder público ao tráfico.

Contudo, dois delegados apontam, que, além da repressão, o perfil econômico alto da cidade contribui para atrair as quadrilhas.

REGIÃO CONSUMIDORA

Os delegados Adolfo Domingos da Silva (da Polícia Civil) e Edson Geraldo de Souza (PF) já veem Ribeirão como um polo consumidor e não apenas uma região conhecida, na década de 1990, como "rota caipira".

"Há seis anos, a droga deixou só de transitar por Ribeirão até grandes centros e se fixou como ponto consumidor", disse Souza.

Já Silva lembra de outra característica. "Temos também uma população universitária, em uma cidade rica que é um polo de eventos. Isso atrai traficantes", diz.

Mas os dois delegados também afirmam que o aumento de casos expressa, sobretudo, o combate às quadrilhas e a eficácia na apreensão de entorpecentes -mesma opinião do porta-voz da PM Paulo Henrique Junqueira de Carvalho.

Na região de Ribeirão, a PM apreendeu 2.055 kg de entorpecentes em 2011 -só em Ribeirão, quase 2 kg por dia.

Apesar de não fazer parte dos dados da SSP, a Polícia Federal recolheu 24 toneladas de drogas na região nos últimos seis anos.

Boa parte era carregada por aviões que usam pistas de pouso clandestinas em canaviais -em novembro, um carro da PF foi jogado contra a asa de um avião com drogas para evitar que ele decolasse no meio de um canavial.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.