Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura cancela ocupação de casas da CDHU por falhas

Administração diz que há imóveis com infiltração, vazamento e sem torneiras

Estatal de SP nega problemas e diz que casas foram entregues à administração sem o registro dos problemas

Silva Junior/Folhapress
Casas do condomínio Vila Dignidade, em Ribeirão
Casas do condomínio Vila Dignidade, em Ribeirão

GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Casas do condomínio Vila Dignidade entregues pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em Ribeirão no final do ano passado tiveram a ocupação cancelada devido a problemas estruturais.

O secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Layr Luchesi Júnior, culpa a CDHU (estatal de SP da área habitacional) -responsável pela obra- pelos problemas.

Segundo a prefeitura da cidade, os imóveis têm infiltração de água nos banheiros, tanques e nas salas, vazamento em cano externo, pia desalinhada e falta de torneira em algumas unidades.

Os problemas são semelhantes aos identificados pela Folha no conjunto habitacional Paulo Gomes Romeo, também entregue por Alckmin em dezembro.

Na semana passada, a CDHU informou que essas falhas ocorriam por causa do mau uso dos moradores.

No caso da Vila Dignidade, nenhum imóvel chegou a ser ocupado. "Os problemas já haviam sido identificados no final de 2011 e nós avisamos a CDHU, mas não foram solucionados", disse Luchesi.

Ontem, a CDHU disse que "entregou as casas à prefeitura sem nenhum problema estrutural ou construtivo" e que não há "registro de qualquer notificação da prefeitura" sobre isso. Ontem, a Folha tentou entrar nas casas, mas foi informada que a CDHU não permitiu o acesso.

Ex-aliada do Estado, a prefeita Dárcy Vera (PSD) vive atualmente em atrito com o governo Alckmin. Na semana passada, a CDHU criticou a prefeitura por suposta falta de programa social para moradores de favelas que ocupam conjuntos habitacionais.

Como no Paulo Gomes Romeo, as 18 casas da Vila Dignidade -destinadas a idosos, no Jardim Botânico- são da CDHU, mas são distribuídas pela prefeitura.

Segundo Luchesi, as falhas foram constatadas quando funcionários da prefeitura foram até o local para realizarem a limpeza. "Quando o registro de água foi ligado, começaram os vazamentos."

Por causa dos problemas, diz a prefeitura, a ocupação -marcada para hoje- foi adiada e não há previsão de quando os idosos se mudarão.

'PESSOAL DA FAVELA'

Na última sexta-feira, Milton de Souza Vieira Leite, ex-diretor regional da CDHU, pediu demissão após declarar à Folha que o "nível de educação" do "pessoal que veio da favela" é possível causa desses problemas.

Na ocasião, a CDHU informou que as declarações dele "não refletem a posição e o pensamento da estatal".

A Folha não conseguiu falar com a construtora Simioni e Viesti, responsável pelas obras.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.