Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vizinho de delegacia critica o fechamento

DE RIBEIRÃO PRETO

Com exceção de Barretos, onde a reengenharia está mais adiantada, as mudanças ainda estão sendo planejadas para outras cidades da região.

O seccional de Bebedouro, José Eduardo Vasconcelos, prevê a unificação de dois DPs e da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) à DIG (Investigações Gerais).

Com isso, a cidade passará de sete unidades policiais -incluindo a seccional- para cinco. A primeira mudança, que deve acontecer em no máximo dois meses, será nos distritos policiais.

Já a unificação das delegacias depende da viabilização de um novo imóvel.

Em Ribeirão, está prevista a extinção do 7º DP, de Bonfim Paulista, e do 4º DP, no Jardim América.

As unidades passariam a atender o público em um único prédio.

Devem ser unificados também o 2º DP e a Delegacia do Idoso, nos Campos Elíseos, assim como a Dise e o 6º DP.

QUEIXAS E DISTÂNCIA

As mudanças geram incerteza entre moradores vizinhos às unidades.

"Seria bom que continuasse aberto aqui. Queira ou não, a sensação de segurança é maior porque o povo acaba respeitando a presença da polícia", afirmou a dona de casa Maria Helena Padovani Amorim, 66, que mora em frente ao DP de Bonfim.

O eletricista Marcelino Borba Baima, 40, trabalha na zona sul de Ribeirão e foi até Bonfim na última quinta-feira registrar um furto de ferramentas. Ele também reprova a fusão.

"Se mudar, vou ter que procurar algum lugar mais longe para ser atendido".

Valdir Assef Junior, coordenador da reengenharia, diz concordar que a "sensação de segurança é inegável", mas afirma que nem sempre isso representa "segurança efetiva".

"Um DP que fecha à noite e aos finais de semana pode até ser um atrativo para criminosos se ali estiverem guardadas mercadorias recuperadas. Além disso, o trabalho da Polícia Civil é o de investigação."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.