Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ônibus grátis para 100 mil alunos pode valer só em 2013

Anunciada para este ano, medida faz parte de 'pacote de benefícios' de Dárcy

Prefeitura espera, porém, que gratuidade possa estar disponível para alunos da rede pública até setembro

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

O passe de ônibus gratuito para 100 mil estudantes da rede pública de Ribeirão, prometido pela prefeita Dárcy Vera (PSD) para entrar em vigor neste ano, pode ficar só para 2013, segundo informação da própria prefeitura.

A isenção da tarifa havia sido anunciada pelo governo dentro de um "pacote de benefícios" para este ano, que terá eleições -Dárcy pode ser candidata à reeleição.

Inicialmente esperado para o retorno das aulas após o recesso do meio do ano, o passe livre vai atrasar devido ao cancelamento da licitação pela prefeitura, após determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Uma das hipóteses é que a gratuidade total começasse a partir de setembro, ou seja, um mês antes das eleições. No entanto, ontem, a Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto) admitiu que a medida pode atrasar mais.

O diretor de Transporte, José Mauro de Araújo, afirmou que o processo de licitação "deverá estar concluído com a assinatura do contrato, ainda no primeiro semestre de 2012".

Após essa etapa, porém, "a nova concessionária [do transporte público] terá o prazo máximo de seis meses para iniciar a operação do novo sistema, já com o benefício de isenção tarifária para as referidas categorias de estudantes", disse.

Se a licitação for concluída só no final de junho, então não há garantias de que o benefício entre em vigor ainda em 2012, devido ao prazo de 180 dias que a empresa terá para entregar o serviço.

O diretor afirmou ainda que, "como em todo processo de licitação", podem haver recursos de empresas concorrentes que venham a atrasar ainda mais a assinatura do novo contrato do transporte.

O superintendente da Transerp, William Antonio Latuf, também disse que o atraso para 2013 é possível.

EXPECTATIVA

Latuf e Araújo afirmaram, porém, que a "expectativa" é que o processo não demore tanto a ser concretizado. "Estamos esperando que o contrato possa ser assinado em março ou abril", disse Latuf.

Se isso acontecer, o passe grátis para os estudantes pode começar a valer em setembro, ou seja, às vésperas da eleição de outubro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.