Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Desfiles têm falhas e atrasos na região

Em Ribeirão Preto, escolas enfrentam falta de componentes e amadorismo na passarela da avenida Mogiana

Já em Batatais, ônibus falta e escola desfila com menos integrantes que o previsto; atraso foi o principal problema

Silva Junior/Folhapress
Alas e carros alegóricos da Unidos da Liberdade, que apresentou enredo sobre o pão e sua importância para os povos
Alas e carros alegóricos da Unidos da Liberdade, que apresentou enredo sobre o pão e sua importância para os povos

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DA “FOLHA RIBEIRÃO”
GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

O primeiro dia de desfiles das escolas de samba de Batatais e Ribeirão, que terminou na madrugada de ontem, teve atrasos, imprevistos e falta de componentes.

Juntas, as cidades investiram mais de R$ 700 mil só em verbas para as escolas. Em comum, as duas tiveram atraso superior a uma hora para o início do desfile e um intervalo de meia hora entre uma e outra agremiação na avenida.

Os principais problemas ocorreram em Ribeirão. Além do atraso de uma hora e 15 minutos no início, Nação Corinthiana e X-9 -que não concorre a título, nem teve verba, após punição em 2011 -, desfilaram com menos integrantes que os 360 exigidos.

À 0h, quando foi anunciada a entrada da Nação, só a bateria -emprestada da escola Riachuelo, de Batatais- estava pronta.

A porta-bandeira, que ao lado do mestre-sala compõe um dos quesitos avaliados, foi arrumada às pressas, e entrou na avenida trajando calça jeans sob o figurino. No meio da avenida, ficou sem adornos na cabeça e nos ombros.

Outro problema foi que a escola entrou com só sete baianas, três a menos que o mínimo -outras quatro surgiram depois atrás de um carro alegórico que não tinha nenhum componente. Jeferson Machado, diretor da escola, não quis comentar as falhas.

Já a X-9, que homenageou o Rio Grande do Sul, entrou na passarela com cerca de 120 integrantes, que ensaiavam a coreografia minutos antes de se apresentar ao público.

A secretária da Cultura de Ribeirão, Adriana Silva, afirmou que o atraso dos desfiles ocorreu a pedido do bloco afoxé Orunmilá, que não queria desfilar à luz do dia -o início estava marcado para as 20h.

Presidente da Comissão do Carnaval, Lúcio Livio Mendes disse que as falhas serão discutidas hoje.

O Carnaval de Batatais, o mais tradicional da região, também não escapou das falhas. Com um bloco e três escolas no dia, o desfile, que deveria ter se iniciado às 21h, atrasou mais de uma hora e só terminou às 3h30 de ontem.

Os principais problemas foram encontrados na Unidos da Fiel, a primeira a desfilar. Um ônibus com ao menos 20 foliões de Orlândia era esperado pela agremiação, mas não apareceu. Além disso, um dos principais destaques em carro alegórico faltou, por ter passado mal, e os carros da escola não tinham iluminação.

Também desfilaram na madrugada a Unidos da Liberdade e a Unidos do Morro. A Uesb (União das Escolas de Samba Batataenses) informou que previa que o desfile da noite de ontem não tivesse atrasos.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.