Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Indústria de suco de laranja de Matão não processará safra 2012

Citrovita diz ter demitido 70 empregados, mas sindicato local afirma que foram 111

DE RIBEIRÃO PRETO

Após uma colheita recorde de laranja, que provocou filas nas portas das indústrias de suco no Estado de São Paulo, uma das maiores empresas do setor no país anuncia que não vai processar a safra 2012/2013 e que está demitindo funcionários por isso.

O reordenamento ocorre na unidade de Matão da Citrovita -empresa que formou no ano passado uma joint venture com a Citrosuco, que tem sede na mesma cidade.

Segundo a Citrovita, "em função das previsões quanto ao tamanho da próxima safra" foram dispensados ontem 70 funcionários.

Já o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos de Matão informou que são 111 os demitidos, reflexo da fusão das empresas.

Nelson Joaquim da Silva, presidente do sindicato e diretor da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos no Estado de São Paulo, disse que a empresa "não quer informar o número verdadeiro para não causar impacto".

Segundo ele, a empresa anunciou ao sindicato a demissão de 45 pessoas no último dia 23. Ontem, 66 foram desligadas, disse Silva, o que soma 111 pessoas.

O sindicato informou que 62 funcionários devem continuar trabalhando até o encerramento do reprocessamento do suco de laranja, o que deve ocorrer em maio. Depois, serão demitidos também.

Os 19 restantes, do total de 192, serão transferidos para outras unidades, de acordo com o sindicato.

A Citrovita não comentou os dados informados por Silva, nem atrelou a decisão à fusão das empresas ou ao impacto da barreira imposta nos EUA ao suco de laranja concentrado do Brasil.

Segundo a Citrovita, os 70 demitidos recebem orientação para recolocação profissional.

(ELIDA OLIVEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.