Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

Com mestria narrativa, Braff captura a atenção do leitor

DONIZETE GALVÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Menalton Braff usa Pouso do Sossego, nome ao mesmo tempo bucólico e irônico, para retratar uma cidade intolerante, que quer estender um "tapete de silêncio" sobre suas feridas.

Numa noite chuvosa, dez homens se reúnem no coreto da praça da Matriz. Esses honrados moradores planejam uma missão drástica e violenta. Tudo o que acontece na escuridão é narrado pelo comerciante Osório com minúcias de um detetive.

O contraponto é o chamado "Coro", que retoma o passado da cidade e que entremeia os capítulos. Passado e presente acabam por forjar o perfil de uma cidade e suas tramas subterrâneas.

Com a mestria narrativa de sempre, Braff captura a atenção do leitor e faz uma contundente crítica social da tradição e da honra, tão defendidas pelos donos dos pequenos e podres poderes.

DONIZETE GALVÃO, poeta e jornalista, é autor de "Ruminações" e "Mundo Mudo" (ambos pela Nankin). Este texto foi publicado na edição de 25 de fevereiro do "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", que circula apenas em São Paulo

TAPETE DE SILÊNCIO
AUTOR Menalton Braff
EDITORA Global
QUANTO R$ 25 (123 págs.)
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.