Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT quer Edinho candidato a prefeito de Araraquara

Partido diz que espera decisão do deputado estadual até data da convenção

Sigla já tem uma pré-candidata, a vereadora Márcia Lia, para disputar as eleições com o prefeito Barbieri

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

O PT de Araraquara convidou o deputado estadual e presidente da sigla em São Paulo, Edinho Silva, para ser o candidato dos petistas à prefeitura da cidade.

Segundo o presidente do diretório municipal do partido, André Agatte, o PT está disposto a esperar a decisão de Edinho até 23 de março -data da convenção da sigla em Araraquara.

A "convocação" ocorre apesar de o partido já ter uma pré-candidata constituída, a vereadora Márcia Lia.

Edinho foi prefeito da cidade durante dois mandatos (2001-2008). Nas duas vezes que venceu as eleições para o Executivo, 2000 e 2004, derrotou justamente o atual prefeito, Marcelo Barbieri (PMDB), provável candidato à reeleição em outubro.

Em 2008, quando não podia mais concorrer à reeleição, Edinho escalou Edna Martins, sua ex-mulher, para a disputa, mas ela perdeu.

Agatte admitiu que o eleitor conhece mais Edinho do que Lia. "Infelizmente as eleições são personalistas."

Apesar disso, ele diz que a vereadora também pode realizar uma boa candidatura, baseada no projeto do PT e no índice de aceitação do partido na cidade, que é, segundo ele, de 35%.

A reportagem tentou ontem falar com Edinho sobre o assunto, mas não conseguiu.

ÚNICA E OFICIAL

Lia disse ontem à Folha que ela é a única e oficial pré-candidata do PT. "O Edinho nunca se posicionou oficialmente como pré-candidato. Eu sou a pré-candidata oficial", afirmou a vereadora.

Segundo ela, o pedido do PT ao Edinho em relação às eleições não é uma decisão da executiva do partido.

"Não me causa nenhum constrangimento", falou.

Márcia Lia foi coordenadora de participação popular do governo Edinho Silva entre 2001 e 2004. Em parte da segunda gestão dele, entre 2005 e 2007, foi a secretária de governo, até sair para concorrer ao cargo de vereadora.

Procurado, Barbieri não quis falar sobre o oponente. "Não escolho adversário".

Além dos candidatos do PMDB e do PT, também deve disputar a prefeitura o atual vice de Barbieri, Valter Merlos (PSD) -a Folha não conseguiu ouvi-lo ontem.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.