Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vigilância Sanitária vistoria hospitais de SP

Ao todo, 69 unidades tinham contrato com empresa suspeita de esterilização irregular

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

A Secretaria de Estado da Saúde deu início à fiscalização de 69 hospitais que mantinham contrato com a Sterimed Serviços de Esterilização, de Cedral (424 km de SP).

A empresa teve as atividades suspensas e foi autuada em R$ 180 mil no final do mês passado, após a secretaria constatar a prática de reprocessamento irregular de materiais hospitalares que só podem ser usados uma vez, como seringas.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, 16 grupos da Vigilância Sanitária Estadual estão atuando em cidades como São José do Rio Preto, Jales, Campinas, São José dos Campos e Santo André. Os nomes dos hospitais não foram divulgados.

Ainda segundo a assessoria, não há nenhum hospital da capital paulista.

Ainda de acordo com a assessoria, a fiscalização consiste na análise minuciosa de documentos e não há data prevista para o término.

Outras 232 clínicas e unidades de saúde menores, que também contrataram a empresa de Cedral, serão vistoriadas pelas vigilâncias dos próprios municípios.

As instituições de saúde também poderão ser autuadas, caso sejam constatadas irregularidades nos locais, segundo a secretaria.

A Sterimed continua sem autorização para funcionamento. A empresa entrou com mandado de segurança na Justiça no início do mês, mas não obteve resposta.

Sua assessoria informou que todas as medidas impostas pela secretaria estão sendo cumpridas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.