Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Terminal turbinará escoamento até Santos

Estrutura férrea inaugurada ontem pela Copersucar em Ribeirão deve eliminar 42 mil viagens ao ano em rodovias

Terminal vai permitir à companhia escoar por meio de trens a produção de açúcar e álcool até o litoral

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

A Copersucar inaugurou ontem em Ribeirão Preto um terminal multimodal que deve eliminar 42 mil viagens de caminhões por ano das rodovias que ligam a região ao porto de Santos.

O novo terminal deve começar a funcionar no primeiro semestre deste ano.

O número de viagens a menos é estimado pela Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do país, que passará a escoar a produção do interior até o litoral paulista principalmente por meio de ferrovias.

Segundo a empresa, o terminal vai também ampliar a capacidade de operação de carga, que chegará a 10 mil toneladas de açúcar por dia -a Copersucar é responsável por movimentar a produção de 48 usinas sócias e outras 40 não associadas de todo centro-sul brasileiro.

O tempo empregado para carregar 4.000 toneladas de açúcar reduzirá de dois a três dias para, no máximo, 10 horas, de acordo com o presidente da Copersucar, José Roberto de Souza.

O complexo logístico, segundo ele, contará também com uma pera ferroviária -estrutura férrea semelhante a uma rotatória- que permitirá carregar até 65 vagões de trem com o açúcar antes de cada partida rumo a Santos.

Por ano, afirma a empresa, o escoamento de açúcar a partir de Ribeirão Preto subirá de 150 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas.

"Vamos ampliar a produtividade em mais de dez vezes", afirmou Souza, ontem, durante a inauguração.

O terminal de Ribeirão Preto é parte de um investimento de R$ 2 bilhões que a Copersucar planeja fazer até 2015 em projetos para agilizar o transporte de açúcar e etanol pela empresa.

O modal ferroviário, que hoje responde por 50% do açúcar transportado pela companhia, deverá representar 70% quando os investimentos estiverem finalizados, segundo a empresa.

POLÍTICOS

O evento para inauguração do terminal da Copersucar contou com a participação em peso de políticos. Só no "palco" estavam a prefeita Dárcy Vera (PSD), os deputados tucanos Duarte Nogueira (federal) e Welson Gasparini (estadual), além da secretária de Estado da Agricultura, Mônika Bergamaschi.

Já a plateia estava repleta de vereadores de Ribeirão e de secretários da administração Dárcy Vera.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.