Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região continua sem ver 2 dos vencedores do Oscar

'O Artista' e 'A Separação' não devem chegar a Araraquara, Franca e Barretos

Só Ribeirão Preto recebeu os dois filmes, mas só segue em cartaz na cidade o longa-metragem iraniano

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Vinte dias depois da entrega do Oscar, dois dos grandes premiados -"O Artista" e "A Separação"- ainda não estrearam nas maiores cidades da região, exceto Ribeirão.

E, ao que tudo indica, esses longas-metragens podem nem chegar a cinemas de cidades como Franca, Araraquara e Barretos. O número reduzido de cópias à disposição para o circuito comercial nacional é apontado como o principal motivo.

Vencedor do principal prêmio, o de melhor filme, "O Artista" foi exibido na região apenas em Ribeirão, mas já não está mais em cartaz.

O longa iraniano "A Separação", vencedor na categoria de melhor filme em língua estrangeira, ainda pode ser visto numa sala em Ribeirão.

Em Franca, segunda maior cidade da região, a própria gerente da rede de cinemas Moviecom, Michela de Oliveira, diz que os filmes "dificilmente" entrarão em cartaz.

De acordo com ela, na maioria das vezes, para que filmes cheguem a cidades do porte de Franca, são necessárias ao menos 180 cópias disponíveis para o circuito nacional de cinemas.

O filme do Irã tem só oito cópias em exibição. Quando estreou em janeiro, eram seis.

Com a repercussão positiva depois da estatueta, outras duas chegaram ao país, segundo Elias Oliveira, gerente da Imovision, detentora dos direitos de distribuição da obra no Brasil.

Segundo ele, a empresa tentou buscar mais cópias, mas não foi possível.

SALAS CHEIAS

A audiência em alta também travou a circulação do filme no país -foram 148.323 espectadores até a última quinta. Na região, "A Separação" poderá ser visto no próximo dia 26, no Sesc São Carlos.

Já "O Artista" tem cerca de 60 cópias, segundo as redes de cinema. Procurada, a distribuidora Paris Filmes não falou sobre o assunto.

Presente em 15 cidades do país, incluindo Barretos, a rede Centerplex ainda não está exibindo o filme -nem mesmo na capital.

"Não posso falar que o filme não vai ser exibido [em Barretos], mas também não dá para programar", afirmou o diretor de programação da rede, Ramsés Siqueira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.