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Preço do etanol sobe mais do que desce

Pesquisa da UFSCar mostra que o valor do combustível nos postos não cai na mesma velocidade com que sofre alta

Estudo constata esse comportamento em 11 cidades do interior paulista, incluindo três da região de Ribeirão

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Uma pesquisa da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) sobre a variação do valor do etanol nos postos confirmou estatisticamente o que era uma percepção de muitos consumidores: os preços do produto na bomba não caem na mesma medida e velocidade com que sobem.

O levantamento foi feito em 18 cidades paulistas, quatro delas na região de Ribeirão Preto, para embasar a dissertação de mestrado de Jaqueline Zani dos Santos, aluna do programa de pós-graduação em economia da UFSCar, do campus de Sorocaba.

Considerando preços médios, segundo registros da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a pesquisa concluiu que, em 11 municípios, os estabelecimentos aplicam por mais tempo e com margem maior os aumentos que o produto sofre na distribuidora.

Das cidades onde esse comportamento foi verificado, três são da região de Ribeirão Preto: Jaboticabal, Monte Alto e São Carlos.

Já as reduções no preço do etanol são menores e ocorrem de forma gradativa e mais lenta, segundo o estudo. Quatro municípios registraram quedas maiores que as altas no período pesquisado -uma delas é Franca (veja lista nesta pág.)-, de 2005 a 2011.

O professor e coordenador da pós-graduação da UFSCar de Sorocaba, Danilo Rolim Dias de Aguiar, que orientou a pesquisa, disse que em Jaboticabal, para um aumento de 10% no custo do combustível, o dono do posto repassava um acréscimo de 7,55% para os consumidores.

Mas quando a redução era de 10% no custo, porém, o preço na bomba caía no mês seguinte 5,6% e só no segundo mês chegava em 7,41%.

Questionado se a pesquisa constatou a prática de cartel, Aguiar disse que não há provas. "Parece mais uma cooperação implícita", disse.

Ele relaciona as variações de preços também à disputa de mercado. "Onde a concorrência é forte, se um posto baixa mais o preço os outros tendem a fazer o mesmo."

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