Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pré-candidatos defendem novo aeroporto

Quatro dos prováveis aspirantes à Prefeitura de Ribeirão Preto afirmam que terminal pode ser até fora da cidade

Dois deles, porém, dizem que Leite Lopes deve ser internacionalizado; um prefere não comentar por ter outras prioridades

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Enquanto a novela sobre a internacionalização do Leite Lopes parece estar indefinida, a construção de um novo aeroporto em Ribeirão Preto ganha força entre pré-candidatos a prefeito.

Ouvidos pela Folha ao longo da última semana, quatro dos sete prováveis candidatos ao Executivo -João Gandini (PT), Gilberto Maggioni (PTB), Gilberto Abreu (PV) e Corauci Sobrinho (PSB)- defendem um novo aeroporto para atender a demanda de passageiros e cargas.

Entre os demais, dois defendem o terminal de Ribeirão e um -o ex-deputado Fernando Chiarelli (PT do B)- não quis abordar o assunto por não considerá-lo prioritário.

O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB) afirma que falar de um novo aeroporto no atual momento "está fora de cogitação".

A prefeita Dárcy Vera (PSD) foi a única que não falou diretamente com a reportagem -segundo sua assessoria, ela não se pronunciaria por ainda não ter oficializado sua condição de pré-candidata.

Em nota, disse que sua luta como prefeita é pela internacionalização do Leite Lopes.

NOVO IMPASSE

O debate sobre o futuro do aeroporto ocorre na semana em que um novo impasse voltou a causar indefinição sobre a possibilidade de internacionalização do local.

Estado e prefeitura divergem sobre quem arcará com a remoção de favelas e outros imóveis vizinhos ao Leite Lopes para que obras de expansão da pista possam ocorrer.

No total, o projeto para expansão do tamanho útil da pista do aeroporto está orçado em R$ 178 milhões.

Entre os quatro pré-candidatos que defendem a necessidade de um novo aeroporto, há consenso de que o entorno do Leite Lopes não oferece condições para que haja uma expansão adequada para abrigar a estrutura aeroportuária internacional.

FORA DE RIBEIRÃO

Os quatro concordam, ainda, que o novo aeroporto nem precisaria ser em Ribeirão, mas, sim, ocupar o território de uma cidade vizinha, como Serrana ou Jardinópolis.

"Se estamos, inclusive, trabalhando para transformar Ribeirão numa região metropolitana, pensemos dessa forma", afirmou Corauci.

O ex-deputado defende projetos de expansão do Leite Lopes, mas apenas para carga e voo doméstico, com a construção de um novo terminal para a demanda internacional.

Maggioni também afirma que os investimentos atuais no Leite Lopes devem continuar, mas apenas para que o terminal possa suprir a demanda enquanto já se planeja um novo local.

Para Gandini, porém, o dinheiro que está previsto para ser aplicado na expansão do Leite Lopes já poderia ir para um novo terminal.

"O Leite Lopes, do ponto de vista técnico, não tem condições de ser um aeroporto internacional decente. Vai fazer um puxadinho, e puxadinho não me parece ser coisa de estadista", afirmou.

O vereador Gilberto Abreu disse que a prefeitura deveria negociar diretamente com a Infraero em busca de um novo local para o aeroporto.

Já o ex-deputado Chiarelli se recusou a tratar da questão por acreditar que há outras prioridades no momento, como saúde e educação.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.