Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reelegíveis fazem maratona de eventos

Inaugurações públicas e atos privados lotam as agendas dos prefeitos de Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara

Prefeituras dizem que obras são inauguradas desde o início das atuais gestões e negam motivação política

Edson Silva - 22.mar.12/Folhapress
A prefeita Dárcy Vera, no lançamento do programa É Pra Já, na esplanada do Pedro 2º
A prefeita Dárcy Vera, no lançamento do programa É Pra Já, na esplanada do Pedro 2º

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Sorteios de casas, entregas de creches e inaugurações de unidades de saúde não bastam na agenda de prefeitos de três das quatro maiores cidades da região de Ribeirão Preto, que podem tentar se reeleger nestas eleições.

No último ano das atuais gestões, a maratona de compromissos de Dárcy Vera (PSD), de Ribeirão Preto, Oswaldo Barba (PT), de São Carlos, e Marcelo Barbieri (PMDB), de Araraquara, inclui presença em show gospel, caminhada de grupo evangélico, lançamento de campanha católica e inauguração de empresas privadas.

Em Franca, o prefeito Sidnei Franco da Rocha (PSDB) já está em seu segundo mandato e por isso não poderá ser candidato neste ano.

Especialista ouvido pela Folha diz que a estratégia é típica da cultura política brasileira, mas pode soar negativa, por exemplo, se uma inauguração de obra for feita às pressas pela prefeitura.

A exposição pública dos três prefeitos tem sido intensa principalmente neste mês.

É que a partir de 7 de julho, segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dárcy, Barba e Barbieri não poderão mais participar de inaugurações públicas, caso tentem a reeleição.

EVENTOS

Em Ribeirão, a Folha contabilizou pelo menos 15 eventos oficiais com a presença de Dárcy só neste mês.

Entre eles estão inaugurações de creches e escolas e de promessas de campanha, como o prédio da Fortec, previsto para ser entregue pela prefeita amanhã.

O mês se destacou também por eventos com sorteio de endereços de casas a ex-moradores de favelas.

Fora da agenda oficial, Dárcy Vera esteve ainda em inaugurações de fábricas e escolas particulares e até em uma caminhada em Defesa da Família, organizada pelo Conselhos de Pastores de Ribeirão Preto -a prefeita é evangélica.

Em Araraquara, Marcelo Barbieri marcou presença em inaugurações de obras alardeadas por sua gestão, como a reinauguração da maternidade Gota de Leite.

Mas ele também esteve em show gospel beneficente, aniversário de pastor e lançamento da Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica.

Em São Carlos, a entrega da cobertura de uma quadra teve a presença de Barba, em uma escola infantil no distrito de Santa Eudóxia.

Questionadas, as prefeituras disseram que as obras são inauguradas desde o início das gestões e negam motivação eleitoral.

Especialista em comunicação política, Fernando Azevedo, docente da UFSCar, afirmou que é comum a convergência das agendas pública e política em ano eleitoral.

"É estratégia de eleição. Os mandatários reservam verbas para obras de impacto eleitoral. Isso não é só aqui. O [Gilberto] Kassab [prefeito de São Paulo] também fez isso", diz.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.